Benefício social

? Como fazer a CNH Digital

Como fazer a CNH Digital – Com o crescente e contínuo avanço da tecnologia muitas mudanças vem acontecendo a fim de facilitar e tornar mais prática a vidas das pessoas. Uma novidade recente foi o lançamento da CNH Digital, ou CNH eletrônica. Esse processo de tornar virtual tem acontecido também como outros documentos importantes, como por exemplo o Título de Eleitor que tem sua versão digital, o e-Título.

O aplicativo está disponível para celulares com sistema Android e IOS. A CNH digital é possui a mesma validade e o mesmo valor jurídico do modelo impresso.

Quer aprender como fazer a CNH Digital? Continue a leitura e vamos esclarecer essa e outras dúvidas comuns sobre esse recurso.

Leia também:

Como funciona a CNH Digital?

Através de um cadastro e do aplicativo disponibilizado para celulares o motorista terá acesso à esse recurso. Sendo a versão virtual da CNH impressa, terá a mesma validade jurídica, ou seja, a carteira digital poderá ser apresentada no lugar da impressa quando solicitada.

“A CNH eletrônica armazena todas as informações do documento tradicional, mas é preciso ficar atento ao funcionamento do celular. Em uma fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que o motorista não está de porte da CNH”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Porém, apenas quem tiver a CNH de papel com QR Code poderá usar esse serviço. Essas é a CNH atual que possue um código para ser lido por aparelhos eletrônicos. Segundo o Denatran, as carteiras emitidas a partir de maio de 2017 já possuem essa tecnologia. Para aqueles que não possuem a carteira com o QR Code é necessário renovar a versão impressa ou pedir uma segunda via, para poder ter acesso a versão digital.

Como fazer a CNH Digital

Quanto custa para fazer a CNH Digital?

Até então, o serviço está disponível de forma gratuita. Porém, segundo o Denatran, a cobrança de possíveis taxas para emissão da CNH digital ficará a cargo dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e varia de estado para estado.

Como fazer a CNH Digital?

Como fazer a CNH Digital:

Se você não possui o certificado digital, é necessário antes ir ao Detran onde a sua CNH foi emitida e atualizar os seus dados.

Caso possua, todo processo é feito online de maneira simples. Confira agora como fazer a CNH Digital:

  1. Primeiramente, antes de saber como fazer a CNH Digital, confira se sua carteira impressa possui o QR Code. Essa informação pode ser encontrada na parte interna do documento;
  2. Baixe o aplicativo. O aplivativo está disponível nas lojas virtuais Play Store (Android) e iTunes (iOS);
  3. Cadastre-se no Portal de Serviços do Denatran, e atualize seus dados se necessário: https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/;
  4. Solicite um código de ativação para a CNH Digital, este será envidado por e-mail ou abrirá na própria página do Detran;
  5. Entre no aplicativo, use a senha de acesso do portal e digite o código de ativação;
  6. Após esse processo, o sistema pedirá para você criar uma senha de quatro número que facilitará o acesso.

Observação: Veja também o benefício que a ID Jovem traz para os jovens entre 16 a 29 anos.

Ficou com dúvidas sobre como fazer a CNH Digital? Deixe nos comentários.

Leave a Comment