Benefício social

Financiar Imóvel Caixa

Possuir um imóvel próprio é um sonho, talvez o maior, para a muitos brasileiros. A Caixa Econômica Federal, já há muitos anos, lidera como instituição financeira que faz parte da realização desse sonho. Entretanto, ainda há muitas dúvidas sobre como financiar imóvel pela Caixa.




 

Mas não se preocupe, eu estou aqui para resolver os seus problemas!

Sim, porque aqui você vai encontrar tudo o que você precisa para saber como financiar o seu imóvel pela Caixa Econômica e ainda vai esclarecer várias dúvidas comuns sobre esse e outros assuntos relacionados.

Ótimo, não é?

Então, você é um dos milhares de brasileiros que deseja ter a sua casa, ou apartamento, seja ele novo ou usado e não sabe ainda como concretizá-lo? Vem saber agora como financiar um móvel pela Caixa.

Como funciona o financiamento de imóveis pela Caixa?

Vamos começar entendendo um pouco sobre os critérios e as modalidades de financiamento da Caixa Econômica.

É claro que existem critérios estabelecidos para que a aprovação seja bem sucedida. Mesmo assim, as condições da Caixa para financiamentos é facilitada. Entretanto, é importante conhecer esses parâmetros para evitar possíveis transtornos pela não correspondência dos critérios.

Os principais são:




  • A quantia das prestações não pode ultrapassar 30% da renda mensal.

Isso não quer dizer que exista uma renda mínima para que você consiga financiar um imóvel. Vamos explicar melhor, essa “regra dos 30%”, que inclusive não vigora somente na Caixa, leva em consideração a renda somada de todos os indivíduos que irão residir no imóvel. Então, com isso se estabelece um limite de segurança para que o financiamento seja compatível com a renda da família ou pessoa em questão.

  • Não estar negativado.

Sim, infelizmente, principalmente nos últimos anos, tem crescido consideravelmente o número de inadimplentes. Com toda a crise que enfrentamos e a alta absurda dos preços, não seria diferente. Mas, certamente esse é um requisito muito importante. Não ter o nome nos órgãos de proteção ao crédito é essencial para ter o seu financiamento aprovado.

Você pode escolher entre as modalidades de financiamento. Vejamos abaixo.

 

Quais as modalidades de financiamento Caixa?

Para saber como financiar imóvel pela Caixa, você precisa, primeiramente, conhecer as modalidades dessa linha de crédito.

“A CAIXA disponibiliza modalidades de financiamento habitacional com dois fatores de correção diferentes: TR e IPCA. Eles atualizam mensalmente o saldo devedor na data de vencimento das prestações.

A modalidade de financiamento habitacional também é oferecida sem correção, ou seja, com uma Taxa Fixa.

O Crédito Imobiliário Poupança CAIXA é um produto pós-fixado onde a TR corrige o saldo devedor dos contratos, não compondo a remuneração de juros cobrados mensalmente.”

Observação:

  • a Caixa financia até 80% do imóvel para contratos do tipo SAC e até 70% para do tipo PRICE;
  • o valor máximo de financiamento é de R$ 1,5 milhão para contratos SFH, não existindo limite para SFI;
  • prazo máximo de financiamento para contratos SAC é de 360 meses e no PRICE de 240 meses.

Como financiar imóvel pela Caixa?




Ok, agora vamos ao que realmente interessa, saber como conseguir financiar o imóvel que você tanto deseja pela Caixa.

Bom, para isso preparamos um passo a passo simplificado. Mas antes de tudo você deve fazer uma simulação. Com isso, você identifica todas as opções de crédito habitacional disponíveis para você. Além disso, pode acessar o detalhamento das prestações, calcular o valor da entrada e o uso do FGTS.

Para fazer a simulação é muito simples! Basta acessar o Simulador Habitacional CAIXA e preencher as informações solicitadas. É muito simples, rápido e prático.

Feito isso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Faça a sua simulação como descrito acima;
  2. Agora é o momento da análise de crédito, então, apresente a documentação para os correspondentes bancários ou para o gerente, na agência. É nesse momento que a Caixa identifica as possibilidades de uso do seu FGTS e o tipo crédito que é mais adequado pra você. Você pode conferir a documentação no site;
  3. Se tudo correr bem, a Caixa deve agora fazer uma análise da engenharia do imóvel, sendo assim a Caixa vai até o imóvel avaliar o valor de venda e as condições de uso;
  4. Agora basta assinar o contrato na agência.




Muito simples, não é?

Ah, você sabia que é possível utilizar o seu FGTS para o financiamento?

“O crédito habitacional da Caixa é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH e tem como garantia a alienação fiduciária (ou seja, o imóvel é a própria garantia do empréstimo).

O saldo do FGTS pode ser utilizado para o financiamento do imóvel, sendo uma das condições que o trabalhador tenha pelo menos 3 anos de carteira assinada.

O imóvel deve estar localizado no mesmo município, nos municípios limítrofes ou integrantes da mesma região metropolitana onde você mora há mais de um ano. Se o  ou onde você trabalha”

Agora que você já sabe como financiar o seu imóvel pela Caixa, não perca tempo e realize o seu sonho!

Ficou com dúvidas? Deixe nos comentários.

Leave a Comment