Cadastro

? Como fazer cartão ID Jovem – Faça Agora

A identidade Jovem revolucionou o acesso a vários espaços e serviços para jovens com vulnerabilidade socieconômica. Através desse documento, muitas pessoas tem acesso a diversos benefícios garantidos por lei o que. Então, quer saber como fazer cartão ID Jovem? Está no lugar certo!

Aqui você aprendera, de forma simples e prática, como realizar o seu cadastro e aproveitar as vantagens da quais tem direito. Além disso, nesse artigo você poderá esclarecer diversas dúvidas comuns entre os beneficiários e os jovens que pretendem se cadastrar.

Dessa forma, você evitará possíveis transtornos e entenderá completamente o funcionamento do programa. Inicialmente o benefício, como a maioria dos benefícios sociais disponibilizados pelo Governo Federal, era administrado pela Caixa Econômica Federal.

Porém, agora é gerenciado pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e já são mais de 150 mil pessoas que se beneficiam com a Identidade Jovem.

Portanto, continue a leitura para saber muito mais sobre esse programa sensacional e para fazer o seu cartão ID Jovem.

Você pode gostar de ler também:

Como funciona o cartão ID Jovem

A Identidade Jovem pode ser caracterizada como um documento de identificação. Isso porque só possui esse cartão quem atende a todas as especificações do programa. Através desse documento e garantido ao jovem os seguintes benefícios:

  • O benefícios de meia entrada em qualquer evento artístico, cultural e esportivo, por exemplo: cinema, shows, partidas de jogos em geral, convenções, festivais e muito mais;
  • O benefício de viajar gratuitamente ou com no mínimo 50% de desconto em todo veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​;
  • Gratuidade no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Muito bom, não é?

Vamos entender também como funciona a reserva de passagens pela ID Jovem? Confira:

Reserva de passagens ID Jovem:

São reservadas por veículo duas vagas totalmente gratuitas para beneficiários da Identidade Jovem. Quando essas vagas se esgotam, no mesmo veículo, são disponibilizadas mais duas com no mínimo 50% de desconto.

Para fazer a sua reserva é necessário se dirigir ao guichê da empresa em questão, levando consigo algum documento de identificação com foto e o seu cartão ID Jovem.

Se você realizar o seu cadastro pelo aplicativo oficial, não é necessário imprimir o cartão. Basta apresentá-lo na tela do seu Smartphone.

É importante lembrar que realizar a sua solicitação com o máximo de antecedência possível, pois é comum as vagas se esgotarem rapidamente. Dessa forma, para evitar transtornos deve-se reservar a passagem com muita antecedência.

Como fazer cartão ID Jovem

Como fazer cartão ID Jovem

Para fazer o cartão ID Jovem, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do programa clicando AQUI;
  2. Clique em “Gerar ID Jovem”;
  3. Preencha todas as informações exigidas: número do NIS, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail, telefone e foto (se você já possui uma foto cadastrada não é necessário cadastrar outra). Sendo assim, se você já possui cadastro basta inserir as informações.
  4. Depois disso, clique em “Gerar ID Jovem”;
  5. Se estiver tudo certo com seu cadastro o documento será gerado. Abrirá uma página contendo o documento virtual que fica disponibilizado para impressão;
  6. Clique em “Imprimir ID Jovem”;
  7. Pronto! Agora recomendamos que você plastifique a sua Identidade Jovem para evitar transtornos.

Lembrando que é necessário cumprir alguns requisitos para poder ter direito aos benefícios:

  • Estar cadastrado no CadÚnico e manter esse cadastro atualizado;
  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Saber o número do NIS – Número de Identificação Social.

Como fazer cartão ID Jovem pelo Smartphone celular

Para fazer o cartão ID Jovem pelo celular é necessário também possuir o número do NIS, mas antes de tudo, será necessário fazer o download do aplicativo oficial que está disponível para Android e IOS.

Logo após, basta preencher as informações solicitadas, são elas:

  • Número do NIS;
  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Nome da mãe.

Após preencher todos esses campos o cartão será gerado e ficará salvo no aplicativo, evitando o preenchimento dos dados todas as vezes que o aplicativo for aberto.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como fazer o cartão ID Jovem? Deixe nos comentários.

23 Comments

Leave a Comment