ID Jovem

? Agendar passagem com ID Jovem – MANUAL SIMPLES

O programa Identidade Jovem, criado em 2016 pelo Governo Federal, ganhou muita popularidade nos últimos anos. Ele se constitui como um documento de identificação que possibilita jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica o acesso a diversos benefícios.

O objetivo do programa é possibilitar ao jovem de baixa renda uma maior participação em eventos culturais, artísticos e esportivos, garantindo o benefício da meia entrada em todos eles.

Com isso, eventos que antes ficavam restritos às pessoas com mais condições financeiras tornaram-se muito mais acessível.

Outro benefício da ID Jovem, inclusive o mais conhecido, é a gratuidade em viagens interestaduais. Claro que, se tratando de um programa da esfera social, existem alguns requisitos para poder ter acesso ao ID Jovem. Além disso, algumas coisas devem ser levadas em consideração para evitar transtornos, como por exemplo agendar a passagem com ID Jovem.

Esse artigo vai esclarecer para você essa e outras muitas questões que são dúvidas recorrentes entre os beneficiários do programa e também para quem está interessado em se cadastrar.

Dessa forma, você poderá desfrutar dos benefícios sem nenhuma dificuldade.

Vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

Quem tem direito ao ID Jovem?

É importante esclarecer primeiro os requisitos para participar do programa. Como já foi mencionado, a Secretaria Nacional da Juventude, que hoje é quem administra os cadastros, analisa algumas condições para saber se o solicitante tem o perfil para qual o programa é destinado.

Confira abaixo se você cumpre tidas essas exigências:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS

E então, você tem o perfil de beneficiário? Não perca tempo e solicite logo o seu documento.

Agendar passagem com ID Jovem

Como se cadastrar na ID Jovem?

É muito simples! Siga o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do programa clicando AQUI;
  2. Clique em “Gerar ID Jovem”;
  3. Preencha todas as informações exigidas: número do NIS, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail, telefone e foto (se você já possui uma foto cadastrada não é necessário cadastrar outra). Sendo assim, se você já possui cadastro basta inserir as informações.
  4. Depois disso, clique em “Gerar ID Jovem”;
  5. Se estiver tudo certo com seu cadastro o documento será gerado. Abrirá uma página contendo o documento virtual que fica disponibilizado para impressão;
  6. Clique em “Imprimir ID Jovem”;
  7. Pronto! Agora recomendamos que você plastifique a sua Identidade Jovem para evitar transtornos.

O cadastro também pode ser realizado pelo aplicativo oficial disponibilizado para os principais sistemas operacionais. Nesse caso não há a necessidade de imprimir o documento. Pode-se apresentar na tela do seu Smartphone, possuindo a mesma validade que o impresso.

Como agendar passagem com ID Jovem?

Antes de saber como agendar passagem com ID Jovem, é importante esclarecer como funciona a reserva de passagens.

É disponibilizado por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.

Quando essas duas vagas se esgotam mais duas, no mesmo veículo, são disponibilizadas com no mínimo 50% de desconto.

Assim que você estiver com o documento em mãos você pode agendar passagem com ID Jovem.

É importante salientar o agendamento deve ser feito com o máximo antecedência. Quanto antes você agendar a sua passagem, melhor! Visto que, pode haver transtornos se você deixar pra última hora, como por exemplo as vagas se esgotarem.

É muito comum.

O mínimo de antecedência exigido pelo programa é de 3 horas antes da viagem. Mas isso é considerado pouca antecedência, encontrar uma passagem nessas condições é mais complicado

Para agendar passagem com ID Jovem basta se dirigir ao guichê da empresa em questão e apresentar a Identidade Jovem junto com algum documento de identificação com foto e solicitar a vaga que e sua por direito.

Muito simples, não é?

Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre agendar passagem com ID Jovem? Deixe nos comentários.

34 Comments

Leave a Comment