ID Jovem

Cadastro ID Jovem não localizado – Veja como resolver

Algumas pessoas estão relatando alguns prolemas ao tentar se cadastrar no programa Identidade Jovem, um desses erros recorrente é o: cadastro ID Jovem não localizado.

Se você é uma dessas pessoas, está no lugar certo! Porque preparamos esse artigo que vai lhe auxiliar, esclarecendo suas dúvidas, para que você possa realizar o seu cadastro e aproveitar os benefícios do programa.

Além dessa dúvida específica, também abordaremos outras, como por exemplo: como funciona a ID Jovem, quem tem direito, como se cadastrar no programa e muito mais.

Então, se você quer saber o porque aparece a mensagem “cadastro ID Jovem não localizado” e como resolver esse erro, além de esclarecer outras dúvidas comuns sobre o programa, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Como funciona a Id Jovem?

A Identidade Jovem ou simplesmente ID Jovem é um programa do Governo Federal que beneficia milhares de jovens em todo o Brasil que se encaixam dentro dos requisitos estabelecidos.

Para participar é necessário fazer o cadastro no programa. Não se preocupe, ensinaremos no final do artigo um passo a passo bem simples para que você realize seu cadastro com sucesso.

Depois de feito o cadastro é gerado um documento e é através desse documento que o beneficiário tem acesso as diversas vantagens oferecidas pelo programa, como por exemplo:

  • Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos;
  • São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​. Quando essas vagas gratuitas acabam, são reservadas mais duas com no mínimo 50% de desconto;
  • Isenção na taxa de inscrição do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio.

Muito bom não é? Lembrando que o benefício da gratuidade nas passagens é exclusivo para viagens interestaduais.

Infelizmente, muitos jovens estão perdendo todos esses benefícios por erros de cadastro. Mas não se preocupe, veja abaixo se você tem direito ao programa e logo depois como resolver “cadastro ID Jovem não localizado”.

Quem tem direito a ID Jovem?

Confira abaixo se você se encaixa nos requisitos da Identidade Jovem:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Clique AQUI.

E então? Você tem direito a Identidade Jovem? Veja abaixo como resolver “cadastro Id Jovem não localizado” e logo depois, como se cadastrar na Identidade Jovem.

cadastro id jovem não localizado

Cadastro ID Jovem não localizado

Dentre alguns erros recorrentes que alguns usuários estão relatando está o “cadastro ID Jovem não localizado”. Isso acaba sendo um transtorno muito grande pois impede o jovem que tem direito aos benefícios do programa usufrua-os.

Esse erro pode acontecer por alguns motivos, por exemplo: divergência de dados, cadastro desatualizado, pessoas cadastradas há menos de 45 dias etc.

Pessoas cadastradas há menos de 45 dias da consulta também podem não ser localizadas porque a informação de seu cadastro ainda não estará disponível no Consulta Cidadão.

Então para resolver essa situação é necessário que você se dirija até um CRAS do seu município para atualizar as informações de cadastro, depois disso espere um praz de 45 dias para que os dados sejam atualizados no sistema e pronto!

Agora veja como se cadastrar na Identidade Jovem.

Como se cadastrar na Identidade Jovem?

Você pode se cadastrar pelo site oficial do programa ou pelo aplicativo que está disponível para os principais sistemas operacionais.

  • Pelo site: 
  1. Primeiro acesse o site do ID Jovem.
  2. Preencha campos que pedem o Número de Identificação Social (NIS), nome completo, data de nascimento e o nome da mãe.
  3. Depois disso, você deverá imprimir o cartão que foi gerado e apresentá-lo juntamente com um documento de identidade com foto.
  • Pelo aplicativo:

Você também pode efetuar o seu cadastro por meio do aplicativo para celular. Basta baixar e preencher os campos com as informações solicitadas.

Porém, no caso do celular, não há necessidade de imprimir o cartão, sendo assim você só precisará apresentá-lo pela tela do Smartphone junto com algum documento de identidade para garantir seus benefícios.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre “cadastro ID Jovem não localizado”? Deixe nos comentários.

 

Rate this post

5 Comments

  • eu não consigo realizar o cadastro no id jovem, já verifiquei no cras e está tudo certo, já se passaram muitos mais que 45 dias, desde a realização do cadastro já deve ter mais que 80 dias, estou tentando e nada, só diz a mesmo coisa, pra aguardar 45 dias ou procurar o cras, como devo proceder, já consegui ver o cadastro no consulta cidadão e verifiquei todos os dados não tem nada de errado, como vou fazer?

    • Tenho passado pelo o mesmo, todas as vezes que tento entrar em contato com a ouvidoria, a página do formulário online não carrega. Assim como você, fui ao CRAS e sigo sem conseguir realizar o cadastro, o MEC localiza meu NISS para verificação de isenção do ENEM, mas nenhum outro site do governo localiza, inclusive o ID jovem. No final das contas, sei que esses sistemas só atuam para nos cansar e fazer a gente desistir, porque você pode estar com a documentação em dia, que mesmo assim não consegue.

Leave a Comment






Widge