ID Jovem

Como viajar de graça com ID Jovem

Como viajar de graça com ID jovem – Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um benefício criado pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar o acesso de jovens à eventos culturais, transporte interestadual, e outros eventos, pagando somente meia entrada. O benefício é concedido através de um documento de identificação virtual pessoal, sendo destinado à jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 29 anos de idade.

Veja também:

Quem pode usar ID Jovem para viajar?

Toda a regulamentação da Identidade Jovem está descrita no Decreto 8.537/2015. Portanto, dispõe dispor sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios para a reserva de vagas à jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

A ID Jovem é um documento de identificação pessoal, direcionado para jovens de 15 a 29 anos. O documento dos jovens é virtual e controlado pela Caixa Econômica Federal. Esta ficará responsável também em desenvolver a página da web e aplicativo que permitirão aos jovens o acesso às informações sobre o benefício. Além de consulta, alteração e emissão de segunda via do documento, tudo através do celular.

Sendo assim, tem direito a ID Jovem, pessoas com idade entre 15 a 29 anos. É obrigatório que o cidadão comprove também renda familiar de até dois salários mínimos.

Para fazer seu cadastro, basta acessar a página do programa AQUI.

É necessário também estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Este é um sistema que controla o cadastro dos dados de cidadãos de baixas rendas no Brasil. Os dados precisarão estar atualizados no sistema por pelo menos 24 meses.

Aqueles que ainda não possuem cadastro, devem se dirigir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de seu município, levando os documentos pessoais de titular e dos dependentes da família.  Por meio desses dados, será identificado se o jovem terá direito a usar a ID jovem para viajar.

Como viajar de graça com id jovem

Como posso realizar meu cadastro?

O cadastro da identidade é realizado por meio do número do NIS – Número de Identificação Social, este documento garante a família e ao jovem ter acesso a estes outros benefícios do Governo. Após geração do NIS, o jovem poderá gerar sua ID pelo aplicativo do celular.

Os benefícios da identidade jovem envolvem acesso de meia entrada em eventos artístico-culturais, como shows, teatros, eventos esportivos, como jogos de futebol, além de passagens para transporte interestadual gratuito ou com custo reduzido.

Além disso, é possível usar a ID Jovem para viagem, apenas para cidades fora do estado, em ônibus de classe econômica, trem ou transportes aquaviários. Serão duas vagas 100% gratuitas para viagens e outras duas com desconto de 50%.

Como fazer a Identidade?

A emissão documento de identidade do jovem de baixa renda se dará de forma virtual, através de um aplicativo para smartphones  Para emitir a identidade é necessário o Número de Identificação Social (NIS) do cidadão.

O aplicativo irá gerar um documento de identidade virtual com validação de segurança através de QR CODE, que poderá ser utilizado para os benefícios já citados no artigo, que estão de acordo com as regras do programa.

Para auxiliar àqueles que não possuem celulares com função de instalação de aplicativos, é possível através do site da Caixa, emitir o documento do jovem.

Taxas para viajar com ID Jovem

Muitas pessoas que procuram saber Como viajar de graça com ID Jovem, querem saber se há algum tipo de taxa a ser pago nesse benefício. Não há taxas para o cadastramento da Identidade Jovem. No caso de viagens, os jovens podem garantir sua viagem grátis com a ID Jovem ou com um desconto de 50%. Despesas como alimentação, pedágios, taxa de embarques e outros serviços não são contemplados pelo programa, sendo necessário que o próprio jovem pague.

Como viajar de graça com ID Jovem

Como viajar de graça com ID Jovem – Para viajar com a ID Jovem, a solicitação da viagem gratuita com ID Jovem, deve ser realizada com no mínimo 3 (três) horas de antecedência.

Não é possível fazer agendamento da passagem gratuita ID Jovem. Portanto, as empresas não são obrigadas a conceder o benefício na compra de passagens pela internet. Mas devem concedê-lo às compras feitas no guichê, observando os critérios previstos.

Ficou com dúvidas sobre Como viajar de graça com ID Jovem? Deixe nos comentários.

Cadastro id jovem aqui!

CADASTRO ID JOVEM, 2019 ATUALIZADO

Como viajar de graça com ID Jovem
3.8 (76%) 5 vote[s]

49 Comments

Leave a Comment






Widge