ID Jovem

? Como viajar de graça com ID Jovem

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é um benefício criado pelo Governo Federal, com o objetivo de facilitar o acesso de jovens à eventos culturais, transporte interestadual, e outros eventos, pagando somente meia entrada.

O benefício é concedido através de um documento de identificação virtual pessoal, sendo destinado à jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 29 anos de idade.

 

Para saber tudo sobre o programa e principalmente Como viajar de graça com ID jovem, continue a leitura. Dessa forma, você poderá desfrutar de todos os benefícios oferecidos sem nenhum transtorno ou dificuldade.

Veja também:

Quem pode usar ID Jovem para viajar?

Toda a regulamentação da Identidade Jovem está descrita no Decreto 8.537/2015. Portanto, dispõe dispor sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios para a reserva de vagas à jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

A ID Jovem é um documento de identificação pessoal, direcionado para jovens de 15 a 29 anos. O documento dos jovens é virtual e gerenciado atualmente pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ).

Outros requisitos são exigidos pelo programa, confira:

  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

Como fazer o cadastro ID Jovem?

Observação: Aqueles que ainda não possuem cadastro, devem se dirigir até o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de seu município, levando os documentos pessoais de titular e dos dependentes da família.  Por meio desses dados, será identificado se o jovem terá direito a usar a ID jovem para viajar.

Para fazer o cadastro siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do programa clicando AQUI;
  2. Clique em “Gerar ID Jovem”;
  3. Preencha todas as informações exigidas: número do NIS, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail, telefone e foto (se você já possui uma foto cadastrada não é necessário cadastrar outra). Sendo assim, se você já possui cadastro basta inserir as informações.
  4. Depois disso, clique em “Gerar ID Jovem”;
  5. Se estiver tudo certo com seu cadastro o documento será gerado. Abrirá uma página contendo o documento virtual que fica disponibilizado para impressão;
  6. Clique em “Imprimir ID Jovem”;
  7. Pronto! Agora recomendamos que você plastifique a sua Identidade Jovem para evitar transtornos.

Você também pode realizar esse processo através do aplicativo disponível para Android e IOS.

 
Como viajar de graça com ID Jovem

Como funciona os benefícios da ID Jovem?

O cadastro da identidade é realizado por meio do número do NIS – Número de Identificação Social, este documento permite aos órgãos competentes identificar as pessoas que se encaixam nos requisito e garante a família e ao jovem ter acesso a estes outros benefícios do Governo.

Após geração do NIS, o jovem poderá gerar sua ID pelo aplicativo oficial ou pelo site, como foi mencionado.

Os benefícios da identidade jovem envolvem acesso de meia entrada em eventos artístico-culturais, como shows, teatros, eventos esportivos, como jogos de futebol, além de passagens para transporte interestadual gratuito ou com custo reduzido.

São reservadas por veículo duas vagas gratuitas. Caso essas vagas sejam ocupadas a empresa deve disponibilizar mais duas no mesmo veículo com no mínimo 50% de desconto.

Lembrando que esse benefício só é válido para viagens interestaduais.

Como viajar de graça com ID Jovem

Como viajar de graça com ID Jovem – Para viajar com a ID Jovem, a solicitação da viagem gratuita com ID Jovem, deve ser realizada com no mínimo 3 (três) horas de antecedência.

Mas recomendamos que seja feita com muito mais antecedência, isso porque muitos beneficiários encontram problemas como o esgotamento de vagas por deixar para fazer a reserva com poucos dias de antecedência.

Portanto, o quanto antes você se dirigir ao guichê da empresa em questão e solicitar a sua passagem, maiores são as chances de não ter nenhum transtorno relacionado as vagas.

Não é possível fazer agendamento online da passagem gratuita ID Jovem. Portanto, para solicitar a sua passagem pelo ID Jovem você deve ir pessoalmente ao guichê da empresa de transporte em questão levando consigo algum documento de identificação pessoal e oficial com foto e apresentá-lo juntamente com a sua Identidade Jovem, que pode ser impressa ou na tela do seu Smartphone.

Ficou com dúvidas sobre como viajar de graça com ID Jovem? Deixe nos comentários.

56 Comments

Leave a Comment