ID Jovem

? Consultar cartão ID Jovem – PASSO A PASSO

A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, trouxe inúmeros benefícios para os jovens de baixa renda do país.

É um programa relativamente novo, mas com a sua crescente popularidade e com o aumento considerável no número de cadastros é comum que surjam dúvidas relacionados ao programa.

 

Se você já realizou o cadastro e por algum motiva precisa consultar o cartão ID Jovem, está no lugar certo! Aqui, além de esclarecer essa questão abordaremos dúvidas comuns entre os beneficiário, com o intuito de evitar possíveis transtornos e assim você possa aproveitar os seus benefícios sem nenhum tipo de problema.

Então, se você deseja saber como consultar cartão ID Jovem e muito mais, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Quem tem direito a ID Jovem?

É importante lembrar que a Identidade Jovem é um programa de caráter social. Portanto, existem alguns requisitos que devem ser cumpridos para que se tenha direito aos benefícios. Confira abaixo se você está dentro do perfil de beneficiário:

  • Ter entre 15 a 29 anos;
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e manter as atualizações desse cadastro atualizadas há pelo menos 24 meses;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Ter em mãos o Número de Identificação Social – NIS.

Se você atende a todas essas especificações é direito seu se beneficiar do programa.

Como funciona as viagens pelo ID Jovem?

É disponibilizada por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte passageiros​​.

Caso essas vagas se esgotem, no mesmo veículo, são disponibilizadas mais duas vagas com no mínimo 50% de desconto.

É importante mencionar aqui que esse benefício só é válido para viagens interestaduais, sendo assim você poderá, por exemplo, viajar entre os municípios do seu estado.

Veja agora como consultar cartão ID Jovem e aproveite todos esses benefícios!

Consultar cartão ID Jovem

Se você já realizou o cadastro no ID Jovem e deseja consultar o seu cartão ou se você deseja se cadastrar, siga o passo a passo logo abaixo.

Consultar cartão ID Jovem: 

  1. Acesse o site oficial do programa, clicando AQUI;
  2. Clique em “Gerar ID Jovem”;
  3. Preencha todas as informações exigidas: número do NIS, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail, telefone e foto (se você já possui uma foto cadastrada não é necessário cadastrar outra). Sendo assim, se você já possui cadastro basta inserir as informações.
  4. Depois disso, clique em “Gerar ID Jovem”;
  5. Se estiver tudo certo com seu cadastro o documento será gerado. Abrirá uma página contendo o documento virtual que fica disponibilizado para impressão;
  6. Clique em “Imprimir ID Jovem”;
  7. Pronto! Agora recomendamos que você plastifique a sua Identidade Jovem para evitar transtornos.

Observação: para utilizar a ID Jovem basta apresentá-la juntamente com um documento de identificação com foto.

 
Consultar cartão ID Jovem

Quais os benefícios do cartão ID Jovem?

Agora que você já sabe como consultar cartão ID Jovem, confira os benefícios que você terá ao ter o seu documento:

  • Com a ID Jovem fica assegurado o pagamento de meia-entrada em todos os eventos artístico-culturais e esportivos;
  • São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​.
  • Gratuidade na inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)

Ou seja com a ID Jovem, você tem direito a 50% do valor de ingressos em eventos de caráter artístico-culturais e esportivos, por exemplo: shows, apresentações teatrais, partidas de futebol etc.

Além disso, você pode viajar de graça ou com desconto pelo ID Jovem. Quando as duas vagas gratuitas são ocupadas, são disponibilizadas mais duas com pelo menos 50% de desconto.

Muito bom não é? Você já sabe como consultar cartão ID Jovem, imprima seu documento e aproveite todos os seus benefícios. Veja abaixo como reservar a sua passagem.

Como reservar passagens pelo ID Jovem?

Para solicitar a sua passagem pelo programa é muito simples! Basta você se dirigir ao guichê da empresa de transporte em questão levando consigo algum documento de identificação oficial com foto e a sua Identidade Jovem impressa.

Caso você tenha feito o seu cadastro pelo aplicativo oficial, que está disponível para Android e IOS, não é necessário imprimir. Você pode apresentá-la na tela do seu Smartphone.

Lembrando que é muito importante realizar a solicitação com o máximo de antecedência possível, dessa forma você evita transtornos como o esgotamento das vagas.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como consultar cartão ID Jovem? Deixe nos comentários.

149 Comments

Leave a Comment