ID Jovem

? Quais são os dias para tirar passagem com ID Jovem

A Identidade Jovem, popularmente conhecida como ID Jovem, é um documento que possibilita ao jovem que está dentro do perfil de beneficiário o acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Entretanto, muitas dúvidas surgem, principalmente relacionado as condições para solicitar as passagens gratuitas reservadas pelo programa.

Uma dessas dúvidas é: Quais são os dias para tirar passagem com ID Jovem? Além dessa, é claro, existem muitas outras.

Mas não se preocupe! Você está no lugar certo! Reunimos um leque de informações cruciais para que você possa aproveitar todas as vantagens que tem direito, sem nenhuma dificuldade ou transtorno.

Portanto, continue a leitura e fique por dentro das especificações da Identidade Jovem.

Você pode gostar de ler também:

Como funciona a Identidade Jovem?

Toda a regulamentação da Identidade Jovem está descrita no Decreto 8.537/2015, que portanto dispõe dispor sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios para a reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

Sendo assim, o ID Jovem é destinado ao jovem brasileiro com idade entre 15 e 29 anos, não é necessário ser estudante para ter direito ao benefício.

Além da idade é necessário que a renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos e que tenha sua inscrição atualizada pelos últimos vinte e quatro meses no Cadastro Único do Governo Federal.

Lembrando que ainda não é disponível viagens intermunicipais pelo programa e os ônibus que oferecem essas vagas geralmente são convencionais.

Como funciona a reserva de vagas em veículos pela ID Jovem?

Conforme o Decreto 8.537/2015 é garantido que em cada viagem interestadual de ônibus, duas vagas gratuitas são reservadas para jovens entre 15 e 29 anos, e se esgotadas, outras duas vagas são oferecidas com 50% de desconto.

Para garantir o direito, é preciso que o jovem apresentar a Identidade Jovem, documento virtual emitido pela internet, dentro do prazo de validade, w também, um documento oficial de identificação com foto.

A passagem gratuita ID Jovem foi regulamentada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e está previsto no Estatuto da Juventude.

Para usar a identidade não é preciso imprimi-la. Basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso, acompanhada de documentação oficial com foto.

Para ter direito o jovem precisa ter renda de até dois salários-mínimos e ser inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), a ID Jovem pode ser solicitada pela internet ou por aplicativo de celular.

Segundo o programa, para garantir a viagem grátis de ônibus, é necessário que a reserva de vagas em ônibus interestaduais seja feita com, no mínimo, três horas de antecedência à viagem.

Porém, muitos usuários relatam problemas em conseguir vagas dessa forma, sendo assim, quanto maior a antecedência maiores são as chances de se conseguir a passagem no dia e horário desejado.

Dias para tirar passagem com ID Jovem

Posso  agendar a minha passagem com ID Jovem?

Não é possível fazer agendamento da passagem gratuita ID Jovem. Portanto, as empresas não são obrigadas a conceder o benefício na compra de passagens pela internet. Mas devem concedê-lo às compras feitas no guichê, observando os critérios previstos.

Essa medida é adotada com o objetivo de evitar possíveis fraudes no sistema. Sendo o bilhete intransferível, para solicitar a reserva é necessário apresentar um documento de identificação oficial com foto no guichê da empresa, além de, é claro, a Identidade Jovem.

Se tanto as vagas gratuitas quanto as com desconto estiverem esgotadas, sugerimos ao jovem que aguarde o próximo transporte que realize o trecho de interesse ou adquira a passagem pelo valor integral.

Dias para tirar passagem com ID Jovem?

O benefício ID Jovem abrange apenas viagens do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros, por essa razão pode ser que exista oferta reduzida de horários. Logo, o dia dependerá da empresa de ônibus.

É possível verificar se a linha desejada é convencional e se há mais horários disponíveis do que os informados pela empresa, clicando AQUI.

Viajar com ID Jovem é simples! E além disso você ainda pode solicitar no mesmo momento a passagem de volta.

Muito bom, não é?

E então, esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre quais são os dias para tirar passagem com ID Jovem? Deixe nos comentários.

454 Comments

Leave a Comment