Widge

🥇 Dúvidas e respostas Identidade Jovem

Dúvidas e respostas Identidade Jovem – A ID Jovem é um programa relativamente recente criado pelo Governo Federal para garantir a maior participação de jovens nos espaços artísticos, culturais e esportivos. Além disso, o benefício garante também vagas gratuitas ou com descontos em viagens interestaduais.

Sendo um programa que garante diversos benefícios é comum haver muitas dúvidas em relação à ele. Este artigo tem por finalidade esclarecer o maior número de dúvidas comuns sobre a ID Jovem. Continue a leitura para saber Dúvidas e respostas Identidade Jovem.

Leia também:

O que é ID Jovem?

A identidade jovem ou ID Jovem é um programa do Governo Federal brasileiro com intuito de fornecer assistência aos jovens em alguns aspectos dentro de uma faixa etária estabelecida, 15 e 29 anos.

Com esse documento os jovens terão mais acesso aos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Juventude. Sendo assim, os jovens terão acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Dúvidas e respostas identidade jovem

Como viajar de graça com a ID Jovem?

Em cada veículo são reservadas duas vagas gratuitas por viagem. O documento vale para ônibus, trem e embarcação. Depois de ocupadas essas vagas gratuitas o jovem ainda terá direito a mais duas vagas com 50% de desconto, no mínimo, no valor das passagens. A reserva de assentos para é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

Observação: Esse benefício é apenas para transportes interestaduais, ou seja, não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

Quais os requisitos para se cadastrar na ID Jovem?

Dentre as dúvidas e respostas Identidade Jovem mais procuradas, está “Quais os requisitos necessários?”, são eles:

  • Ter idade 15 e 29 anos;
  • O benefício vale também para não estudantes;
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (Para fazer o cadastramento ou a atualização dos dados procure o CRAS ou setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade);
  • Seu cadastro deverá está atualizado;
  • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos no máximo;
  • Ter em mãos o NIS – Número de Identificação Social;

Como se inscrever na Identidade Jovem?

Essa é outra dúvida comum. Na realidade a realização do cadastro é muito simples, rápida, gratuita e totalmente online.

Você tem duas opções para emitir:

  • Pelo site: Acesse o site da ID Jovem aqui: https://idjovem.juventude.gov.br/. Preencha os dados solicitados e informe o seu NIS. Após isso, seu cartão será gerado. Depois, é só imprimir para utiliza-lo e ter acesso aos benefícios.
  • Pelo Aplicativo: Basta baixar o aplicativo, que está disponível para o sistema operacional Android (smartphone), preencher os seus dados e informar o seu NIS. Após isso, seu cartão virtual será gerado. Neste caso não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular.

Observação: para ambas as formas é necessário apresentar junto um documento de identificação com foto.

Dúvidas e respostas Identidade Jovem:

Dúvidas e respostas Identidade Jovem:

  • Validade: A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período, é necessário revalidá-la;
  • NIS: Número de Identificação Social é um número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar;
  • Como conseguir o NIS: Compareça a Prefeitura ou ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar o cadastro;
  • Como consultar o NIS: Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem;
  • Complicações para realizar o cadastro: Dirija-se ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou à Prefeitura de sua cidade para atualização do Cadastro Único. Após isso, é necessário aguardar a atualização da base de dados do aplicativo;

Ficou com dúvidas sobre dúvidas e respostas Identidade Jovem? Deixe nos comentários.

Cadastro id jovem aqui:

🥇 CADASTRO ID JOVEM, 2019 ATUALIZADO

🥇 Dúvidas e respostas Identidade Jovem
4 (80%) 3 vote[s]

You May Also Like

About the Author: medmedson

32 Comments

  1. Olá, bom dia.
    É possível fazer o ID Jovem sem Carteira de Trabalho? Posso, em vez da Carteira, fazer uma declaração a próprio punho declarando que não a tenho?

  2. a validade é para a hora da compra ou da viagem? a minha vence amanhã e o rapaz não quis vender, e não estou conseguindo renovar pois ainda não venceu

  3. Boa tarde! Tenho uma dúvida! Tenho passagem com o ID jovem pro meio de dezembro ida e volta, porém sei q também irei viajar dia 24/12, eu posso solicitar a passagem já ou devo usar primeiro as do meio de dezembro?
    Obrigada

  4. Boa tarde! Tenho uma dúvida! Tenho passagem com o ID jovem pro meio de dezembro ida e volta, porém sei que também irei viajar dia 24/12, eu posso solicitar a passagem já ou devo usar primeiro as do meio de dezembro? Obrigada

  5. Fui solicitar minha passagem do id jovem para dia 07/02/2019 e eles me negaram pois meu cartão irá vencer dia 02/02/2019 , mas não faz sentido algum se no próprio decreto diz que devo realizar com antecedência e o cartão está na validade ..

  6. meu cartão do os jovem vence dia 20 de janeiro e eu já queria marcar antecipadamente minha viagem. Tem algum problema já q vou marcar pra uma data em q o meu cartão já vai ter perdido validade?

  7. posso efetuar compra de passagem com data alem da validade atual do meu id jovem? (obs: no ato da compra meu id jovem ainda esta dentro da validade e a passagem comprada tem apenas 44 dias de antecedência)

  8. Minha id jovem está com validade até 14/02, eu não consiga tirar passagem pra março, como faço pra atualizar minha validade antes desse período?

  9. Boa tarde, através do id jovem eu consegui uma passagem 💯 gratuito, apenas a de ida, eu pedir a passagem de volta o rapaz do guichê disse que eu não posso comprar as duas passagens de ida e volta no mesmo local disse que eu só posso comprar lá no meu destino para voltar, a não ser que eu comprasse a de meia através do id jovem! Está certo isso? Pois a 💯 eu não consigo mas 50% eu consigo! Alguém me esclareça está dúvida obrigado.

  10. Bom dia, eu tenho um cadastro antigo no ID jovem, mas como baixei o app recente com a nova atualização coloquei meus dados tudo certo e não emitiu, diz aquela mensagem de ” esperar 45 dias pra atualizar no sistema ” quando fiz meu cadastro pela primeira vez informei o PIS . Ainda procede isso ? Ou tem que ir no CRAS cadastrar Nis ?

    * Porque PIS ( programa de integração social )

      1. Tentei, mais novamente novamente a mensagem: se fez o cadastro recente aguarde 45 dias pra atualizar o sistema, ou algum dado incorreto.
        No caso revisei meus dados tudo certo.
        Alguma outra forma ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *