ID Jovem

? Dúvidas e respostas Identidade Jovem

A ID Jovem é um programa que ganhou muita popularidade nos últimos anos, isso porque está beneficiando mais de 150 mil pessoas em todo o Brasil. Justamente por todo esse destaque muitas pessoas tem dúvidas relacionados a vários aspectos do programa.

Para esclarecer o máximo dessas questões preparamos esse artigo sobre Dúvidas e respostas Identidade Jovem. Aqui reunimos as principais informações sobre o documento para que você possa se cadastrar sem dificuldade e aproveitar todos os seus benefícios.

Portanto continue a leitura para compreender o funcionamento do programa e para que não haja transtornos em relação a ele.

Você pode gostar de ler também:

O que é ID Jovem?

A identidade jovem ou ID Jovem é um programa criado em 2016 pelo Governo Federal brasileiro com intuito de fornecer assistência aos jovens que se encontram dentro do que é considerado vulnerabilidade socioeconômica e atendam alguns requisitos estabelecidos.

Com esse documento os jovens terão mais acesso aos direitos estabelecidos pelo Estatuto da Juventude. Dessa forma, o objetivo do programa é garantir e incentivar jovens ao acesso a cultura, lazer e participação de espaços antes mais restritos às pessoas com melhores condições.

Sendo assim, os jovens terão acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Vamos explicar melhor o funcionamento da reserva de vagas pela Identidade Jovem.

Como viajar de graça com a ID Jovem?

Vamos entender melhor sobre esse benefício sensacional que é a possibilidade de viajar gratuitamente pelo país.

Em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​ são reservadas duas vagas gratuitas por viagem.

Quando essas vagas são ocupadas, são disponibilizadas mais duas com no mínimo 50% de desconto em relação ao valor integral da passagem. A reserva de assentos para é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

Mas recomendamos muito que a solicitação da reserva seja feita com o máximo de antecedência para evitar problemas como o esgotamento das vagas. Quanto maior a antecedência menor a chance de não encontrar passagem para o dia e horário pretendidos.

Para fazer a sua reserva basta se dirigir ao guichê da empresa em questão e levar consigo a sua Identidade Jovem e algum documento de identificação oficial com foto.

Observação: Esse benefício é apenas para transportes interestaduais, ou seja, não vale para deslocamentos entre municípios do mesmo estado.

Dúvidas e respostas Identidade Jovem

Quais os requisitos para se cadastrar na ID Jovem?

Essa inclusive é uma dúvida muito comum entre as pessoas que estão interessadas em participar do programa. Se tratando de um programa de caráter social é estabelecido alguns requisitos que devem ser cumpridos, são eles:

  • Ter idade 15 e 29 anos;
  • O benefício vale também para não estudantes;
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal (Para fazer o cadastramento ou a atualização dos dados procure o CRAS ou setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade);
  • Seu cadastro deverá está atualizado;
  • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos no máximo;
  • Ter em mãos o NIS – Número de Identificação Social;

E então, você se encaixa em todos essas especificações? Ótimo! Veja abaixo como se cadastrar.

Como se inscrever na Identidade Jovem?

Essa é outra dúvida comum. Na realidade a realização do cadastro é muito simples, rápida, gratuita e totalmente online.

Você tem duas opções para emitir:

  • Pelo site: Acesse o site da ID Jovem aqui: https://idjovem.juventude.gov.br/. Clique em “Emitir ID Jovem” e preencha os dados solicitados e informe o seu NIS. Após isso, seu cartão será gerado. Depois, é só imprimir para utiliza-lo e ter acesso aos benefícios.
  • Pelo Aplicativo: Basta baixar o aplicativo, que está disponível para os principais sistemas operacionais (Smartphone), preencher os seus dados e informar o seu NIS. Após isso, seu cartão virtual será gerado. Neste caso não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular.

Observação: para ambas as formas é necessário apresentar junto um documento de identificação com foto.

Dúvidas e respostas Identidade Jovem:

Por fim, confira algumas informações adicionais:

  • Validade: A ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período, é necessário revalidá-la;
  • NIS: Número de Identificação Social é um número de 11 dígitos que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar;
  • Como conseguir o NIS: Compareça a Prefeitura ou ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar o cadastro;
  • Como consultar o NIS: Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem;
  • Complicações para realizar o cadastro: Dirija-se ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou à Prefeitura de sua cidade para atualização do Cadastro Único. Após isso, é necessário aguardar a atualização da base de dados do aplicativo;

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre dúvidas e respostas Identidade Jovem? Deixe nos comentários.

39 Comments

Leave a Comment