🥇 ID Jovem NIS

ID Jovem NIS – A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita o jovem acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

ID Jovem NIS é destinada à pessoas com idade entre 15 e 29 anos, não sendo obrigatório estudante para ter direito ao benefício. É necessário também que a renda familiar não ultrapasse dois salários mínimos e que tenha sua inscrição atualizada pelos últimos vinte e quatro meses no Cadastro Único do Governo Federal.

A Lei 8.537/2015 dispõe sobre todas as informações sobre a Identidade Jovem, nessa lei é informado sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios para a reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

Veja também:

Como fazer ID Jovem NIS?

Há duas maneiras de fazer o cadastramento da ID Jovem NIS. O beneficiário pode fazer sua ID Jovem pela internet ou pelo aplicativo, basta escolher.

Caso o cadastro seja realizado pela internet, é necessário ter em mãos o número de NIS (Número de Identificação Social), acessar o site da ID Jovem, preencher os dados que forem solicitados e gerir seu cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Caso o cadastro seja realizado por meio do aplicativo, é preciso fazer o download do APP da ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Lembre-se de que a ID Jovem tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no aplicativo ou no site. Se você utiliza a ID Jovem impressa, lembre-se de imprimir o novo documento gerado.

 

O que é o NIS ?

O Número de Identificação Social (NIS) é um número que consta nos cartões de benefícios sociais para o responsável familiar.​ Você poderá consultar o NIS em seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS, na Carteira de Trabalho, no site ou no aplicativo da ID Jovem. Caso ainda não possua o NIS, mas se enquadre nas regras para inscrição no Cadastro Único, será necessário comparecer à Prefeitura ou ao CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para realizar o cadastro, acompanhado do responsável pela unidade familiar.

NIS incorreto, como corrigir ?

É bem provável que se o seu número de NIS estiver incorreto, aparecerá uma mensagem de: “Dados informados não conferem. Favor verificar o correto preenchimento dos campos. Se necessário, peça ao responsável familiar para atualizar seus dados cadastrais na Prefeitura ou CRAS da sua cidade.”

Caso isso esteja acontecendo com você, esse problema pode ser resolvido em três passos:

  • Verificar se o cadastro do número de NIS está atualizado;
  • Atualizar o cadastro no número de NIS;
  • Verificar os dados preenchidos.

Existem situações em que o NIS não é gerado pelo site ou aplicativo, mas no CRAS você já possui NIS, basta solicitar. Também é possível verificar o NIS nos antigos cartões dos benefícios ou no cartão Bolsa Família.

ID Jovem NIS

Para ter em mãos sua ID Jovem e ter direito à seus benefícios, é necessário que seu número de NIS esteja correto. Portanto, verifique o seu NIS e faça sua ID Jovem!

Author: medmedson

22 thoughts on “🥇 ID Jovem NIS

  1. Não estou conseguindo acessar mais no aplicativo… da erro de conexão.
    Mas quando tinha conseguido fazer tirei print do código com as minhas informações. Eu consigo fazer as viagens interestaduais mostrando o print??

  2. Fui tentar me cadastrar. Coloquei no PIS e não foi. Então não tenho NIS. Não tenho cadastro único nem cartão cidadão… como faço pra cadastrar meu NIS?

  3. Eu fiz meu cadastro social no bolsa família dia 20/11/2018 e até agora não consigo fazer meu cadastro do id nem no app e nem no site? Tem como me ajudar. ?

  4. Mesmo eu querendo comprar minha ida e minha volta nos dias do convencional, o atendente disse que ele só poderia me fornecer a minha ida e que a minha volta eu teria que tentar adquirir no destino, que apenas lá eu poderia ver os dias que tinha o convencional e se tinha vaga para puder adquirir a passagem, por que ele não tinha como fornecer a ida e a volta, então eu queria saber se realmente isso se procede ou o atendente está mentindo????

  5. Eu tenho nis há 4 anos, e o CadÙnico há mais de 2 meses, mas no app do id mostra que eu tenho que esperar até 45 dias.. não estou entendendo o motivo.

  6. Ja atualizei o meu cadastro esse ano, ai quando vou gerar o id jovem aparece o seguinte:

    Atenção, galera do ID Jovem!

    Se você fez seu cadastro recentemente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para obter o Número de Identificação Social (NIS), saiba que seus dados podem demorar até 45 dias para aparecer no Consulta Cidadão. Então dê um tempinho e volte para conferir.

    Mas se liga: caso você não esteja conseguindo acessar por outros motivos, pode ser que algum dado seu esteja incorreto. Neste caso, você precisa ir até um CRAS próximo de você para fazer uma atualização. Aí eu vi vantagem! #IDJovem

    o que façoooo

  7. Boa Tarde!

    To com um problema na emissão do id jovem, não to conseguindo gerar porque sempre aparece a mesma mensagem já passei no CRAS e os meus dados estão corretos. Logo abaixo aparece a mensagem do erro.

    “Se você fez seu cadastro recentemente no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), para obter o Número de Identificação Social (NIS), saiba que seus dados podem demorar até 45 dias para aparecer no Consulta Cidadão. Então dê um tempinho e volte para conferir.
    Mas se liga: caso você não esteja conseguindo acessar por outros motivos, pode ser que algum dado seu esteja incorreto. Neste caso, você precisa ir até um CRAS próximo de você para fazer uma atualização. Aí eu vi vantagem! #IDJovem”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *