? Inscrição Programa Identidade Jovem

Inscrição Programa Identidade Jovem  – Segundo o decreto Nº 8.537, que dispõe sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios para a reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual, que Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que comprova a condição de jovem de baixa renda.

O que é ID Jovem ?

A Identidade Jovem, ou apenas ID Jovem, é o documento, que possibilita milhões de jovens brasileiros entre 15 e 29 anos, acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Quem tem direito a ID Jovem ?

Para ser um beneficiário é preciso ter os seguintes requisitos:

  • Ter entre 15 e 29 anos, não sendo obrigatório ser um estudante;
  • Estar escrito no Cadastro Único Federal do Governo Federal;
  • Estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos, não podendo ultrapassar esse limite;
  • Saber o Número de Identificação Social (NIS), para isso basta consultar no Cartão Cidadão. No Extrato do FGTS, ou ainda no aplicativo ID Jovem.

Onde usar a Identidade Jovem ?

A Identidade Jovem garante os seguintes benefícios ao jovem:

  • Pagamento de meia-entrada – 50% do valor cobrado no ingresso ao público em geral – em eventos artístico-culturais e esportivos.
  • Para viagens interestaduais, são reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de passageiros​​. Após esgotadas as vagas gratuitas, são reservadas mais duas vagas com desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens. Esse benefício vale para ônibus, trem e embarcação.

Atenção! O transporte tem que ser interestadual, ou seja, entre estados diferentes. Não vale para deslocamentos entre municípios ou dentro do município.

A reserva de assentos para os jovens é válida até 3 horas antes da partida do transporte.

Como fazer a inscrição Programa Identidade Jovem ?

Para se inscrever no Programa Identidade Jovem, o beneficiário pode fazer a solicitação pela internet ou pelo aplicativo.

O beneficiário deve ficar atento ao prazo de validade da Identidade Jovem, a qual tem validade de 180 dias. Após esse período é necessário revalidar o documento em nova consulta no aplicativo ou no site. Se você utiliza a ID Jovem impressa, lembre-se de imprimir o novo documento gerado.

Com relação ao cartão virtual, esse deverá ser apresentado nos estabelecimentos na tela do seu aparelho celular ou impresso pela página da internet. Há duas formas:

·         Pelo Aplicativo para celulares é necessário fazer o download do aplicativo ID Jovem, preencher o seu NIS e os dados cadastrais solicitados e gerar o cartão virtual da ID Jovem. Não é necessário imprimir, apenas apresente a imagem do cartão dentro da validade na tela de seu celular no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

·         Pela Internet, é preciso conhecer o número de seu NIS (Número de Identificação Social), depois acessar o site da ID Jovem, preencher as informações solicitadas e por último gerar o cartão. Para utilizar, imprima a imagem do cartão e a apresente no momento da aquisição do bilhete ou ingresso acompanhada de documento oficial com foto.

Faça logo sua inscrição e cadastro ID Jovem e garanta benefícios de lazer e também em viagens!

Author: medmedson

10 thoughts on “? Inscrição Programa Identidade Jovem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *