? Levar acompanhante com ID Jovem

O ID Jovem é um programa do Governo Federal que trouxe muitos benefícios para os jovens. Ultimamente tem se tornado mais conhecido e com isso diversas dúvidas tem surgido. Uma delas é: É possível levar acompanhante com ID Jovem?

Nesse artigo reunimos as respostas para diversas dúvidas sobre o programa e principalmente sobre o benefício de viajar de graça com a ID Jovem.

Então, se você tem dúvidas como: como funciona a ID Jovem, os requisitos para participar, como se cadastrar, como viajar de graça com a ID Jovem e se é possível levar acompanhante com ID Jovem, entre outras, continue a leitura.

Leia também:

Como funcionada a ID Jovem?

A Identidade Jovem é um programa criado pelo Governo Federal com o objetivo de aumentar a participação dos jovens em eventos artísticos, culturais e esportivos. Apresentando o documento jovens entre 15 a 29 anos tem direito a meia entrada nesses eventos.

Além desses benefícios, é possível viajar de graça ou com desconto com a ID Jovem. Explicaremos isso em outro tópico detalhadamente.

E ainda garante a isenção em concursos públicos e vestibulares de universidades e institutos federais.

Quais os requisitos para participar da Identidade Jovem?

Existem, como todo programa assistencialista do governo, regras específicas para participação. Então antes de saber como se cadastrar confira agora os requisitos:

  • Ter entre 15 e 29 anos;
  • Estar inscrito no CadÚnico e com as informações atualizadas no cadastro há pelo menos dois anos;
  • O programa é destinado para jovens de baixa renda, então deve-se possuir renda familiar de até 2 salários mínimos;

E aí? Você está dentro dos requisitos? Confira agora como se cadastrar na ID Jovem e logo abaixo como viajar de graça pela ID Jovem e se é possível levar acompanhante com ID Jovem.

Levar acompanhante com ID Jovem

Como se cadastrar na ID Jovem?

Para se cadastrar no programa é muito simples! Você pode baixar o aplicativo gratuitamente disponível para os sistemas operacionais: Android, iOS ou Windows Phone.

Ou você pode acessar o site oficial no link AQUI, e clicar em “Emitir ID Jovem”.

Depois disso basta fazer o cadastro e informar as informações exigidas que são: nome do usuário, número do NIS, data de nascimento e nome da mãe.

Observação: O NIS – Número de Identificação Social é um número de 11 dígitos utilizado pelo Governo no CadÚnico.

Como viajar de graça com a ID Jovem?

Agora vamos entender como viajar de graça com a ID Jovem e no tópico abaixo você saberá se é possível levar acompanhante com ID Jovem.

Primeiramente, você deve realizar a solicitação da viagem gratuita com no mínimo três horas de antecedência. Porém essa solicitação não pode ser feita pela internet, apenas no guichê.

Se você fez o cadastro pelo aplicativo, basta apresentar a ID Jovem na tela do seu celular juntamente com um documento de identificação com foto.

Se você fez o castro pela internet, é necessário imprimir o documento para utilizá-lo. E da mesma forma, apresente a ID Jovem impressa junto com um documento de identificação com foto.

Em cada veículo são reservadas duas vagas gratuitas e quando essas vagas acabam, mais duas, com no mínimo 50% de desconto são disponibilizadas.

Lembrando que esse benefício ainda não está disponível para viagens intermunicipais.

É importante reforçar também que, para evitar possíveis transtornos, como por exemplo o esgotamento das vagas no dia desejado, é necessário realizar a reserva com o máximo de antecedência possível. O programa recomenda que seja feita com no mínimo três horas de antecedência. Mas mesmo assim a probabilidade de não encontrar passagem é alta.

Por isso, se você puder reservar com dias de antecedência é muito melhor! Se você pretende viajar em épocas festivas ou em feriados nacionais será necessário uma antecedência ainda maior, isso porque a demanda aumenta significativamente.

Levar acompanhante com ID Jovem:

Como foi mencionado acima, para conseguir o benefício da passagem grátis é necessário apresentar a ID Jovem junto com algum documento de identificação com foto.

As passagens só podem ser solicitadas no guichê e cada beneficiário tem direito à uma vaga que é intransferível. Sendo assim, não é possível levar acompanhante com ID Jovem.

E nem solicitar as passagens pela ID Jovem de outra pessoa.

Por isso mesmo, para que você possa levar um acompanhante através do programa, essa pessoa também deverá ser um beneficiário e solicitar a passagem para o mesmo dia e horário que o seu.

Ficou com dúvidas sobre levar acompanhante com ID Jovem? Deixe nos comentários.

Author: medmedson

31 thoughts on “? Levar acompanhante com ID Jovem

        1. Boa pra nós se galera tudo de bom queria sarbe sim eu tenho id jovem posso ir com minha mãe meu irmão de 8 anos minha de 5 ano junto São todos cadastrando cadunico do cras

  1. Fiz o ID jovem hoje e queria saber como usar em passagens de ônibus na minha cidade vitória é só apresentar o cartão na hora ou como funciona

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *