🥇 Levar criança no ônibus com ID Jovem

A identidade Jovem garante inúmeros benefícios que você provavelmente já conhece. Mas dúvidas comuns são frequentes, dentre elas: É possível levar criança no ônibus com ID Jovem?

Até porque, para muitos serviços crianças, a depender da idade, tem gratuidade. Será que isso aplica ao ID Jovem? É isso que vamos esclarecer aqui, além de, é claro, diversas outras questões frequentes entre os beneficiários do programa.

Portanto, continue a leitura para que você possa entender totalmente o funcionamento do benefício e poder desfrutar do mesmo sem nenhum tipo de transtorno.

Vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

Quais os benefícios da ID Jovem?

Com esse documento, jovens entre 15 e 29 anos tem acesso a diversos benefícios do Governo Federal.

Com a Identidade Jovem o jovem de baixa renda tem um maior acesso na participação de eventos culturas, artísticos e esportivos. O programa garante 50% de desconto em todo ingresso de eventos desse tipo, por exemplo: shows, festivais, cinema, teatro, partidas de futebol, etc.

Também é disponibilizada quatro vagas em todo veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual .

Duas vagas são gratuitas! As outras são para quando essas duas vagas gratuitas não estiverem mais disponíveis, nesse caso são disponibilizadas mais duas com no mínimo 50% de desconto.

Além, é claro, da gratuidade na inscrição do ENEM.

Para se ter acesso a todos esse benefícios o jovem deve cumprir alguns requisitos mínimos, estipulados pelo governo. Visto que esse é um programa de caráter social. Confira abaixo se você se encaixa em todas as exigências:

  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal e manter esse cadastro atualizado;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
  • Saber o seu número do NIS – Número de Identificação Social: você pode consultar no seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

Como se cadastrar na ID Jovem?

Para se cadastrar na ID Jovem é muito simples! Confira o passo a passo:

  1. Acesse o site oficial do programa clicando AQUI;
  2. Clique em “Gerar ID Jovem”;
  3. Preencha todas as informações exigidas: número do NIS, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail, telefone e foto (se você já possui uma foto cadastrada não é necessário cadastrar outra). Sendo assim, se você já possui cadastro basta inserir as informações.
  4. Depois disso, clique em “Gerar ID Jovem”;
  5. Se estiver tudo certo com seu cadastro o documento será gerado. Abrirá uma página contendo o documento virtual que fica disponibilizado para impressão;
  6. Clique em “Imprimir ID Jovem”;
  7. Pronto! Agora recomendamos que você plastifique a sua Identidade Jovem para evitar transtornos.

Se preferir, você pode realizar o cadastro também pelo aplicativo oficial que está disponível para os principais sistemas operacionais. Diferente do cadastro no site, não é necessário imprimir o documento. Para utilizar a sua Identidade Jovem, basta apresentá-la na t

levar criança no ônibus com ID Jovem

Como viajar de graça com ID Jovem?

Viajar de graça sempre foi sonho de muitas pessoas! Tudo se tornou mais simples com a Identidade Jovem. Para viajar de graça basta reservar a sua vaga com o máximo de antecedência possível. Dessa forma, você evita transtornos comuns, como o esgotamento das vagas.

Para reservar a sua passagem se dirija até o guichê da empresa de transporte em questão levando consigo a ID Jovem e um documento de identificação oficial com foto e solicitar a passagem.

Lembrando que no mesmo momento você pode reservar a sua passagem de volta, caso queira.

É muito simples! Confira agora, se é possível levar criança no ônibus com a Identidade Jovem.

Levar criança no ônibus com ID Jovem:

Viajar de graça já é muito bom, imagine viajar de graça e poder levar criança no ônibus com ID Jovem? Pois é, muita gente não sabe, mas é possível sim levar criança no ônibus com ID Jovem.

A regra é a mesma! Da mesma forma que acontece quando a passagem é paga, crianças com até 6 anos de idade incompletos não pagam passagem, desde que a criança não ocupe uma poltrona, ou seja, ela precisa ir no colo da mãe, pai ou responsável.

Isso deve ser informado a empresa antes do embarque.

Caso haja algum problema ou irregularidade em relação a empresa você deve comunicar à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.  O Telefone da agência é: 166, e-mail [email protected]

Ou se preferir entre no site: www.antt.gov.br e clique na aba “Fale conosco”.

Também é possível levar a reclamação nos postos da ANTT disponíveis nos principais terminais rodoviários do país.

Muito bom não é?

Esse artigo foi útil? Compartilhe com seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre levar criança no ônibus com ID Jovem? Deixe nos comentários.

Author: medmedson

18 thoughts on “🥇 Levar criança no ônibus com ID Jovem

  1. Qro ir para a bahia moro em São Paulo tenho o id jovem mais qro viaja com minha filha de 3 anos posso leva ela usando o meu id jovem ou tenho q compra outra passagem pra ela ?

  2. Olha quero viajar da Bahia Pará o Espírito Santo mas tenho dois filho de 10e9 anos tenho que pagar as passagens inteira ou tem como pagar meia de cada um deles

  3. Eu to na bahia e quero ir pra sao paulo com minha filha ela tem 4 anos . fui na empresa de onibos eles falarao que eu tenho que paga 200 reais pode isso.

  4. Meu filho tem 6 anos completo quero saber aonde eu faço a carteirinha dele pra ele não pagar a passagem toda..eu já fiz meu cadastro na id jovem

  5. Nossa veio o povo parece que não sabe ler não mim Desculpas viu 15a29anos pessoal que tem direito independente se esta ou não no card único quando seus filhos 6 anos ou mas completa os 15ate os 29eles terão direito.misericórdia viu olha eu leio as coisas tira uma dúvida é uma coisa mas no site tá falando e nus comentario também fala nem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *