? Posso tirar a passagem de ida e volta com ID jovem

Você provavelmente já conhece a Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, esse programa do Governo Federal que tem beneficiado milhares de pessoas, que se enquadram em alguns requisitos específicos, em todo território nacional.

Porém, apesar do programa estar se tornando cada vez mais popular, é comum ainda haver dúvidas a respeito do seu funcionamento, uma das dúvidas mais recorrentes entre os usuários é: posso tirar a passagem de ida e volta com ID Jovem? Essa é uma dúvida sua? Então, está no lugar certo!

Porque pensando especialmente em você preparamos esse artigo para esclarecer essa e outras dúvidas comuns entre os jovens que já se beneficiam com o programa ou aqueles que querem se cadastrar para aproveitar todas as vantagens que ele agrega.

Portanto, continue a leitura.

Vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

Como funciona a ID Jovem?

Antes de responder a pergunta: “Posso tirar a passagem de ida e volta com ID Jovem?” que tal entender melhor como funciona o programa, quais os benefícios e quem pode realizar o cadastro?

É importante ficar atento a todas essas informações para evitar possíveis transtornos, como por exemplo, a não aprovação da solicitação de cadastro.

A Identidade Jovem é um programa que garante benefícios através de um documento emitido no momento do cadastro.

Quem tem acesso à esse documento tem direitos garantidos, tais como: acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.

Muito bom, não é? Com isso, o governo busca integrar jovens de baixa renda aos meios que antes eram mais restritos às pessoas com melhores condições financeiras.

Então, obviamente para poder se cadastrar na ID Jovem, é necessário se encaixar em algumas especificações. Lembrando que o público alvo são jovens de baixa renda.

Vamos ver quem tem direito ao documento?

Continue a leitura.

Posso tirar a passagem de ida e volta com ID jovem?

Quem tem direito a ID Jovem?

Para se ter direito ao programa é necessário cumprir algumas exigências do governo. Dentre as condições especificadas estão:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

E então, você se encaixa em todos esses requisitos? Veja abaixo sobre o funcionamento do documento para a reserva das passagens de ida e volta.

Posso tirar a passagem de ida e volta com ID jovem?

Como já foi mencionado essa é uma dúvida comum. Isso porque é muito mais prático garantir de uma vez a gratuidade das passagens de uma viagem.

Felizmente, a resposta para essa pergunta é: SIM!

É possível realizar esse procedimento, porém é necessário que as condições da viagem se encaixa em alguns requisitos:

  • A viagem deve ser interestadual, ou seja, o benefício só é válido para viagens entre estados. Viagens intermunicipais não se encaixam no programa;
  • Você deve realizar a sua reserva de passagens de ida e volta na mesma empresa de ônibus;
  • Recomendamos que faça a reserva com o máximo de antecedência possível, dessa forma você evita transtornos, como por exemplo: o esgotamento das vagas disponíveis no ônibus em questão.

Agora que você já sabe se pode tirar a passagem de ida e volta com ID Jovem, não perca tempo e aproveite todos os benefícios!

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre tirar a passagem de ida e volta com ID Jovem? Deixe nos comentários.

Author: medmedson

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *