? Quais cidades posso viajar com ID Jovem?

A Identidade Jovem vem trazendo diversos benefícios para os jovens de baixa renda, um dos benefícios, inclusive o mais conhecido, é pode viajar de graça. Mas e então, para quais cidades posso viajar com a ID Jovem? Essa é uma dúvida sua? Então está no lugar certo!

Essa é uma dúvida comum, e com a popularidade do programa além dessas muitas outras surgiram.

Pensando nisso preparamos esse artigo com o intuito de esclarecer as principais questões relacionadas ao programa para que, dessa forma, você posso desfrutar de todos os benefícios sem nenhum tipo de dificuldade.

Vamos lá?

Você pode gostar de ler também:

Como viajar de graça com a ID Jovem?

Através do documento ID Jovem hoje é possível viajar de graça pelo país. Se você se encaixa em todos os requisitos, é direito seu. Vamos entender como funciona a reserva de vagas primeiro.

Em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​são reservadas duas vagas gratuitas. Quando essas vagas se esgotam, são reservadas mais duas no mesmo veículo com no mínimo 50% de desconto.

Para poder usufruir desse benefício, basta apresentar a sua ID Jovem com algum documento de identificação com foto com no mínimo 3 horas de antecedência.

Quanto mais antecipadamente você solicitar a sua passagem, menos chances de ocorrer imprevistos, como por exemplo acabar as vagas disponibilizadas pelo programa.

Veja agora se você se encaixa em todos os requisitos e logo abaixo, a resposta para a pergunta: Quais cidades posso viajar com ID Jovem?

Quais cidades posso viajar com ID Jovem

Quem tem direito ao ID Jovem?

Se tratando de um programa de caráter social alguns requisitos foram estipulados para que o benefício contemple os jovens que se encaixam nessas especificações. Ou seja, jovens de baixa renda que, por causa da vulnerabilidade econômica, não tem oportunidade de participar de certos espaços.

Dessa forma, além de poder realizar viagens gratuitas ou com descontos pelo Brasil é garantido através desse documento o direito a meia entrada em eventos de caráter cultural, esportivo e artístico.

Mas, como foi mencionado é necessário cumprir as seguintes especificações:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Clique AQUI.

E então, você tem o perfil de beneficiário? Não perca tempo e realize o seu cadastro!

Como se cadastrar na Identidade Jovem?

Você pode realizar o seu cadastro de duas formas, pelo site e pelo aplicativo. Confira abaixo o passo a passo como se inscrever pelo site:

  1. Acesse o site oficial do programa clicando AQUI;
  2. Clique em “Gerar ID Jovem”;
  3. Preencha todas as informações exigidas: número do NIS, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail, telefone e foto (se você já possui uma foto cadastrada não é necessário cadastrar outra). Sendo assim, se você já possui cadastro basta inserir as informações.
  4. Depois disso, clique em “Gerar ID Jovem”;
  5. Se estiver tudo certo com seu cadastro o documento será gerado. Abrirá uma página contendo o documento virtual que fica disponibilizado para impressão;
  6. Clique em “Imprimir ID Jovem”;
  7. Pronto! Agora recomendamos que você plastifique a sua Identidade Jovem para evitar transtornos.

Para se cadastrar pelo aplicativo é necessário instalá-lo no seu Smartphone e preencher os dados solicitados. Nesse caso não é necessário imprimir o documento. Para utilizar a sua carteirinha basta apresentá-la na tela do seu celular juntamente com um documento de identificação pessoal com foto no momento da reserva da passagem.

Quais cidades posso viajar com ID Jovem?

Existem algumas especificações e regras para a utilização da Identidade Jovem. Infelizmente ainda não é possível utilizar o benefício da viagem gratuita em viagens intermunicipais. Ou seja, você não poderá realizar viagens entre as cidades do seu estado, ou de outros.

Esse direito é reservado apenas para viagens interestaduais. Não importa a distância, não há limite de passagens, pode inclusive reservar a passagem de ida e de volta no mesmo momento. É direito seu!

Sendo assim, se você é da Bahia, por exemplo, poderá viajar para toda e qualquer cidade de outros estados como por exemplo: São Paulo, Rio Janeiro, Amazonas etc.

Muito bom, não é?

Então, o que você está esperando para se cadastrar na ID Jovem? Não perca tempo e aproveite os seus benefícios.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre quais cidades posso viajar com ID Jovem? Deixe nos comentários.

Author: medmedson

36 thoughts on “? Quais cidades posso viajar com ID Jovem?

  1. Olá! Tenho uma dúvida em relação ao transporte interestadual.
    Estou planejando uma viagem para uma cidade que fica em outro estado (quase do outro lado do Brasil), porém a linha de transporte que pretendo usar faz conexão dentro do estado da cidade destino, entre minha cidade e a cidade onde eu faria conexão eu não precisaria pagar, mas a segunda parte da viagem precisa ser paga?

  2. Boa noite, estou querendo fazer uma viagem em março de 2019, gostaria de saber que se eu for em uma rodoviaria na qual o onibus pra onde eu vá saia, se eu posso comprar a passagem agr em dezembro ou em janeiro com o ID Jovem ja pra garantir o lugar no ônibus, ou eu tenho que esperar mais um tempo até ir comprar a passagem?

  3. Fui comprar a minha passagem da minha cidade de MG para Campinas- SP, porém a moça do guichê disse que como a viagem faz escalas entre Sto Antônio do Jardim – SP e Espto Sto do Pinhal – SP meu benefício só valeria até essa cidade e eu teria que pagar a diferença até Campinas. Existe isso?

  4. Olá, gostaria de saber pra quem posso fazer a reclamação se não aceitarem o meu ID Jovem?Pois preciso viajar para outro estado para fazer uma prova de concurso e não estão querendo me da a vaga.

  5. Olá tenho uma dúvida… preciso urgente que se puder me responder…eu sou de São Francisco do sul enseada e quero ir pra Curitiba eu consigo grátis com iDjovem ir p Curitiba…pego ônibus no terminal rodoviário da enseada…qual ônibus seria?a catarinense? preciso reservar a passagem pra ser grátis ou consigo na hora da viagem???já baixei no celular meu id jovem

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *