ID Jovem

? Renovar ID Jovem – Atualizar ID Jovem vencida

Você sabia que a Identidade Jovem tem validade e precisa ser renovada? Pois é! Muitas pessoas estão perdendo os benefícios que o documento traz por não renová-la. Mas não se preocupe, quer saber como renovar ID Jovem? Continue a leitura, nesse artigo vamos esclarecer essas e outras dúvidas comuns sobre o programa.

Se você já conhece o programa sabe que o Governo Federal criou a Identidade Jovem com a proposta de ampliar e tornar mais acessível a participação de jovens de renda baixa em eventos culturais artísticos e esportivos.

 

Isso foi revolucionário! Pois o que antes era bem mais restrito ao público de classe média e alta, tornou-se mais acessível aos jovens de classe baixa, com o benefício da meia entrada em todo evento dessa natureza.

A outra novidade que o programa trouxe foi a possibilidade de viajar de graça. No início muitas pessoas até duvidaram desse benefício, por ser algo completamente inédito no país.

Porém, quem é beneficiário do programa pode sim viajar de graça ou com desconto em viagens interestaduais.

Vamos explicar tudo isso e muito mais, inclusive como renovar ID Jovem para não perder os benefícios.

Você pode gostar de ler também:

Como funciona a ID Jovem?

A Identidade Jovem ou simplesmente ID Jovem é um documento que garante diversos benefícios para os jovens de baixa renda.

O programa é destinado à jovens que cumprem os seguintes requisitos:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social.

Se você cumpre todos os requisitos, para participar é muito simples! Basta fazer o cadastro, imprimir e desfrutar dos benefícios da ID Jovem.

Para utilizá-la basta apresentar a ID Jovem junto com algum documento de identificação com foto no guichê da empresa de transporte em questão. Lembrando que não é possível realizar essa solicitação pela internet, essa medida foi tomada para evitar possíveis fraudes.

Até porque a passagem reservada pela Identidade Jovem é intransferível.

Em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros​​ são reservadas duas vagas gratuitas e mais duas vagas com no mínimo 50% de desconto, quando as gratuitas já não estiverem mais disponíveis.

 
Renovar ID Jovem

Como se cadastrar na ID Jovem?

Para se cadastrar é muito simples! Você estando dentro dos requisitos listados acima, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Acesse o site oficial do programa clicando AQUI;
  2. Clique em “Gerar ID Jovem”;
  3. Preencha todas as informações exigidas: número do NIS, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail, telefone e foto (se você já possui uma foto cadastrada não é necessário cadastrar outra). Sendo assim, se você já possui cadastro basta inserir as informações.
  4. Depois disso, clique em “Gerar ID Jovem”;
  5. Se estiver tudo certo com seu cadastro o documento será gerado. Abrirá uma página contendo o documento virtual que fica disponibilizado para impressão;
  6. Clique em “Imprimir ID Jovem”;
  7. Pronto! Agora recomendamos que você plastifique a sua Identidade Jovem para evitar transtornos.

Também é possível realizar o cadastro através do aplicativo oficial que está disponível para os principais sistemas operacionais.

Lembrando que se você optar por realizar seu cadastro pelo aplicativo, não será necessário impressão. Sendo assim, para reservar a sua passagem basta apresentar, além do documento de identificação, a sua ID Jovem na tela do seu Smartphone.

Como renovar ID Jovem?

Renovar ID Jovem – O que muitas pessoas não sabem é que a Identidade Jovem tem prazo de validade e para continuar tendo direito aos benefícios é necessário renová-la.

A cada 30 dias você deverá renovar o seu documento, seja pelo aplicativo ou via internet. Lembre-se de imprimir novamente a ID Jovem renovada.

Se o seu documento já expirou, basta ir no site oficial ou no aplicativo e clicar em “Emitir um novo cartão”.

Você pode ir para o site oficial clicando AQUI.

Preencha os dados solicitados e pronto! Agora basta imprimir e aproveitar todos os benefícios.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre renovar ID Jovem? Deixe nos comentários.

128 Comments

Leave a Comment