ID Jovem

? Quantos dias de antecedência para solicitar passagem com ID Jovem

A Identidade Jovem, ou apenas ID Jovem, é o documento, que possibilita milhões de brasileiros entre 15 e 29 anos, o acesso a diversos benefícios garantidos por lei. Com a popularização do programa milhares de brasileiros se inscreveram. Com isso algumas questões surgiram, diante da demanda que cresceu significativamente. Uma dessas dúvidas está relacionada aos dias de antecedência para solicitar passagem com ID Jovem.

Isso porque o programa exige antecedência mínima de 3 horas, entretanto muitos usuários não conseguem reservar uma passagem pela Identidade Jovem apenas com três horas de antecedência. Então para evitar transtornos preparamos esse artigo para você desfrutar dos seus direitos sem nenhuma dificuldade.

 

Além disso, nesse artigo você poderá esclarecer diversas dúvidas comuns entre os jovens com perfil de beneficiário e os que já se beneficiam do programa.

Portanto continue a leitura para saber muito mais sobre a Identidade Jovem.

Veja pode gostar de ler também:

Quem tem direito a ID Jovem?

Todo programa social do governo destina-se a pessoas que possuem baixa renda, portanto alguns requisitos sã0 exigidos para que o público alvo seja alcançado, beneficiando assim quem realmente merece. Confira abaixo as especificações do programa e saiba se você tem direito ou não aos benefícios da Identidade Jovem:

  • Ter entre 15 e 29 anos, não sendo obrigatório ser um estudante;
  • Estar escrito no Cadastro Único Federal do Governo Federal;
  • Estar com o cadastro atualizado há pelo menos 24 meses;
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos, não podendo ultrapassar esse limite;
  • Saber o Número de Identificação Social (NIS), para isso basta consultar no Cartão Cidadão. No Extrato do FGTS, ou ainda no aplicativo ID Jovem.

E então, você se encaixa no perfil de beneficiário? Então veja como se cadastrar.

Como se cadastrar na Identidade Jovem?

Você pode realizar a solicitação do seu documento através do aplicativo oficial disponibilizado para os principais sistemas operacionais. Instalando o aplicativo basta preencher as informações solicitadas e gerar a sua Identidade Jovem. Para utilizá-la basta apresentar o seu documento na tela do seu Smartphone.

A carteirinha digital possui todas as informações do beneficiário e tem a mesma validade da impressa.

Você também pode realizar o seu cadastro pelo site oficial, confira abaixo o passo a passo que preparamos para você:

  1. Acesse o site oficial do programa clicando AQUI;
  2. Clique em “Gerar ID Jovem”;
  3. Preencha todas as informações exigidas: número do NIS, nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail, telefone e foto (se você já possui uma foto cadastrada não é necessário cadastrar outra). Sendo assim, se você já possui cadastro basta inserir as informações.
  4. Depois disso, clique em “Gerar ID Jovem”;
  5. Se estiver tudo certo com seu cadastro o documento será gerado. Abrirá uma página contendo o documento virtual que fica disponibilizado para impressão;
  6. Clique em “Imprimir ID Jovem”;
  7. Pronto! Agora recomendamos que você plastifique a sua Identidade Jovem para evitar transtornos.

Veja agora quantos dias de antecedência para solicitar passagem com ID Jovem.

 
solicitar passagem com ID Jovem

 

Quantos dias de antecedência para solicitar passagem com ID Jovem?

O embarque gratuito nos transportes interestaduais é um direto concedido aos jovens, previsto no Estatuto da Juventude. No entanto, existem regras a serem cumpridas para manter a organização e distribuição das passagens da forma correta.

O bilhete da viagem só será concedido caso seja solicitado com no mínimo 3 horas de antecedência, com base no horário de partida do transporte.

Mas como já foi dito, quanto maior a antecedência melhor. Assim a probabilidade das vagas se esgotarem é muito menor. Por isso, recomenda-se que seja uma antecedência de dias, ou até um mês.

Para solicitar passagem com ID jovem é simples, fácil e rápido através do próprio aplicativo. Para a solicitação da passagem gratuita de ônibus com o programa Identidade Jovem é necessário possuir o cartão ID jovem (ter cadastro ativo) e atender todos os requisitos do programa (citados logo acima). O cadastro no ID Jovem poderá ser feito seguindo esse passo a passo informativo.

Basta levar consigo até o guichê da empresa em questão a Identidade Jovem e algum documento de identificação oficial com foto.

É importante mencionar que é necessário que o beneficiário compareça ao terminal de embarque em até 30 minutos antes da hora marcada para o início da viagem. O bilhete e a ID Jovem, que deve estar dentro do prazo de validade, devem ser apresentados juntamente com um documento de identificação oficial com foto.

O bilhete de viagem do jovem e o bilhete com desconto não podem ser transferidos para outra pessoa, e o beneficiário não pode fazer reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino de viagem.

Vale ressaltar que despesas de alimentação, pedágios, taxa de embarques e outros serviços não são contemplados pelo programa, sendo necessário que o próprio jovem pague.

O beneficiário não pode fazer reserva em mais de um horário no mesmo dia, nem para o mesmo destino. Também não é permitido fazer para dias ou horários em que a viagem é considerada irrealizável.

E então, esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre solicitar passagem com ID Jovem? Deixe nos comentários.

190 Comments

Leave a Comment