🥇 Como descobrir o número do NIS

O NIS – Número de Identificação Social é um número de cadastro atribuída aos cidadãos que têm algum tipo de benefício em programas sociais.

Além disso, essa identificação pode ser utilizado para garantir que os trabalhadores tenham seus direitos trabalhistas e previdenciários assegurados. Ou seja, o acesso ao Seguro-Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), Licença a Maternidade, 13º Salário etc.

Portanto, para diversos fins é importante saber o número do NIS. Para isso preparamos esse artigo para você! Aqui além de descobrir o número do NIS você poderá esclarecer diversas dúvidas comuns relacionadas a esse cadastro.

Portanto, continue a leitura para obter diversas informações que te auxiliarão em muitas situações onde é necessário saber o número do NIS.

Você pode gostar de ler também:

Como fazer o NIS ?

O Cadastro do Número de Identificação Social, NIS, serve para que se possa fazer a emissão de sua carteira de trabalho junto ao MTE, ou para que receba benefícios sociais, como o Bolsa Família, ou a tarifa social de energia elétrica.

O cadastramento, é feito, pelo trabalhador, caso seja a primeira vez, junto à secretaria regional do Ministério do Trabalho, ou na Caixa Econômica Federal, para ser possível fazer a carteira de trabalho (CTPS) pela primeira vez.

Quando o cidadão é empregado com carteira assinada, cabe ao trabalhador cadastrar o número do NIS junto ao Ministério do Trabalho, para formalização do contrato de trabalho – por isso que o empregador solicita a carteira de trabalho ao admitir o empregado. Quando demitido, também cabe ao trabalhador dar baixa no número de Identificação Social, parar que esse possa dar entrada em outro emprego, ou encaminhar o seguro desemprego.

Como descobrir o número do NIS

Quem tem direito a fazer o NIS?

O NIS é designado para aos cidadãos que têm — ou possam vir a ter — algum tipo de benefício em programas sociais, como Bolsa Família, Pronatec, entre outros.

Para além disso, o NIS  é atribuído ao trabalhados em seu primeiro vínculo empregatício. Nesse caso, o número será validado ao PIS/PASEP, garantindo ao trabalhador seus direitos previdenciários e trabalhistas — como abono salarial, seguro-desemprego, FGTS, entre outros. Geralmente, o PIS acaba se tornando uma inscrição NIS com as informações do colaborador que passa a ter vínculo empregatício.

O cadastramento de NIS traz benefícios para empregadores e empregados. Para os empregadores, proporciona rapidez e conveniência na hora de cadastrar seu empregado, permitindo a identificação nas mais diversas esferas, como o FGTS e a Contribuição Previdenciária.

Para os trabalhadores, como o NIS é o mesmo número do PIS, o Cadastro garante ao empregado seus direitos trabalhistas — auxílio-doença, auxílio-maternidade, FGTS, aposentadoria, entre tantos outros direitos.

Como Descobrir o número do NIS ?




Para descobrir o número do NIS é simples, pois ele pode ser encontrado nos seguintes documentos:

  • Cartão Cidadão Caixa – O Número do NIS, nesse documento, é o número impresso no cartão cidadão;
  • Carteira de Trabalho – O Número do NIS está junto aos dados pessoais do trabalhador;
  • Cartão Bolsa Família – O número do NIS é o número do beneficiário impresso no cartão. Vale ressaltar que número presente nesse cartão é o número do NIS do titular do cartão. Se você faz parte desse grupo familiar, mas o cartão não está no seu nome, precisa procurar o seu NIS em outro documento;
  • Carteira de Identidade – O número do NIS está presente em alguns modelos do RG. Basta procurar na sua Identidade se há um número de “PIS/PASEP”, esse é o mesmo número do NIS.

Para quem deseja fazer a consulta do número do NIS, há duas maneiras de realizar esse tipo de operação, a qual, pode ser feita tanto por telefone, como também pela internet, para quem tem esse tipo de interesse. Pela internet tem mais agilidade e comodidade, e para isso, basta acessar a página do DataPrev.

Consultar número do NIS Online

Nenhuma dessas formas acima ajudou? Acesse aqui, preencha todos os campos com os seus dados e em seguida clique em consultar.

Muito simples, não é? Agora que você já sabe o número do seu NIS pode anotar ou consultar sempre que for necessário.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como descobrir o número do NIS? Deixe nos comentários.

Author: medmedson

5 thoughts on “🥇 Como descobrir o número do NIS

  1. O meu PIS que esta na carteira de trabalho, não esta funcionando na hora de cadastrar, estão cobrando o NIS, que é diferente. Se o cadastro não reconhece o pis, porque insiste em coolocar que pis e nis é a mesma coisa, sendo que não é?!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *