passagem

? Passagem de ônibus gratuita ID Jovem

A Identidade Jovem é um programa que trouxe inúmeros benefícios para as pessoas que se encaixam nos requisitos estipulados pelo Governo Federal. O principal deles é, sem dúvidas, a possibilidade de se conseguir passagem de ônibus gratuitas.

Muito bom não é? Apesar da popularidade que ganhou, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do programa, seus benefícios e requisitos.

Mas não se preocupe! Reunimos nesse artigo diversas informações relevantes que vão te ajudar a desfrutar do seu benefício sem nenhum tipo de transtorno.

Portanto, para saber tudo sobre as passagens gratuitas pelo ID Jovem e os outros benefícios que ele agrega, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Como funciona as passagens gratuitas ID Jovem?

Poucas pessoas sabem, mas o estatuto da juventude dá a garantia aos Jovens de baixa renda realizar a reserva de até duas passagens gratuita nos  veículos interestaduais, trem ou embarcação de serviços convencionais de transportes que ligam estado à estado.

Quando essas passagens gratuitas reservadas pelo ID Jovem são preenchidas as empresas de transporte devem disponibilizar mais duas vagas em cada veículo com no mínimo 50% de desconto em relação ao valor integral.

Muito bom, não é? Confira abaixo se você se encaixa nas especificações do programa.

Quem pode viajar de graça pelo ID Jovem?

Sabendo que a Identidade Jovem é um programa de caráter social é necessário cumprir alguns requisitos para se ter direito aos benefícios.

Confira se você tem o perfil de beneficiário:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

E então, você está dentro dessas exigências? Confira como solicitar a sua passagem gratuita pela ID Jovem.

Passagem de ônibus gratuita ID Jovem

Como solicitar a passagem gratuita de ônibus ID Jovem

Algumas coisas devem ser entendidas antes de saber como realizar a solicitação da sua passagem de ônibus gratuita pelo ID Jovem.

Para que não haja transtornos, como por exemplo o esgotamento das vagas destinadas ao programa, recomenda-se realizar a solicitação das passagens com a maior antecedência possível. O mínimo é de três horas, mas a maioria das pessoas que deixam para fazer a reserva assim acabam não encontrando mais vagas disponíveis.

É válido deixar claro que alguns transportes cobram a taxa de embarque (valor separado da passagem). O programa ID Jovem não cobre essas taxas de serviços, sendo assim, o jovem que adquiriu a Passagem de ônibus gratuita ficará responsável por tais pagamentos à parte.

Além das regras acima, uma outra importante é: O bilhete é intransferível, ou seja, em hipótese alguma um outro passageiro poderá assumir o lugar daquele que não pode viajar. Essa é uma garantia de que pessoas que não estejam enquadrada nos requisitos do programa ID jovem usufruam dos benefícios.

Se você já é cadastrado no programa, basta se dirigir a empresa de transporte em questão levando consigo algum documento de identificação oficial com foto e apresentar a sua Identidade Jovem, que pode ser impressa ou apresentada na tela do seu Smartphone.

Caso ainda não possua o cadastro será necessário realizá-lo.

Pode ser feito pelo site oficial do programa ou pelo aplicativo disponível para os principais sistemas operacionais.

Quer saber o passo a passo de como realizar o cadastro ID Jovem? Confira AQUI.

E então, esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre as passagens de ônibus gratuitas ID Jovem? Deixe nos comentários, será um prazer responder!

 

242 Comments

Leave a Comment