? Passagem de ônibus gratuita ID Jovem

A Identidade Jovem é um programa que trouxe inúmeros benefícios para as pessoas que se encaixam nos requisitos estipulados pelo Governo Federal. O principal deles é, sem dúvidas, a possibilidade de se conseguir passagem de ônibus gratuitas.

Muito bom não é? Apesar da popularidade que ganhou, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o funcionamento do programa, seus benefícios e requisitos.

Mas não se preocupe! Reunimos nesse artigo diversas informações relevantes que vão te ajudar a desfrutar do seu benefício sem nenhum tipo de transtorno.

Portanto, para saber tudo sobre as passagens gratuitas pelo ID Jovem e os outros benefícios que ele agrega, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Como funciona as passagens gratuitas ID Jovem?

Poucas pessoas sabem, mas o estatuto da juventude dá a garantia aos Jovens de baixa renda realizar a reserva de até duas passagens gratuita nos  veículos interestaduais, trem ou embarcação de serviços convencionais de transportes que ligam estado à estado.

Quando essas passagens gratuitas reservadas pelo ID Jovem são preenchidas as empresas de transporte devem disponibilizar mais duas vagas em cada veículo com no mínimo 50% de desconto em relação ao valor integral.

Muito bom, não é? Confira abaixo se você se encaixa nas especificações do programa.

Quem pode viajar de graça pelo ID Jovem?

Sabendo que a Identidade Jovem é um programa de caráter social é necessário cumprir alguns requisitos para se ter direito aos benefícios.

Confira se você tem o perfil de beneficiário:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

E então, você está dentro dessas exigências? Confira como solicitar a sua passagem gratuita pela ID Jovem.

Passagem de ônibus gratuita ID Jovem

Como solicitar a passagem gratuita de ônibus ID Jovem

Algumas coisas devem ser entendidas antes de saber como realizar a solicitação da sua passagem de ônibus gratuita pelo ID Jovem.

Para que não haja transtornos, como por exemplo o esgotamento das vagas destinadas ao programa, recomenda-se realizar a solicitação das passagens com a maior antecedência possível. O mínimo é de três horas, mas a maioria das pessoas que deixam para fazer a reserva assim acabam não encontrando mais vagas disponíveis.

É válido deixar claro que alguns transportes cobram a taxa de embarque (valor separado da passagem). O programa ID Jovem não cobre essas taxas de serviços, sendo assim, o jovem que adquiriu a Passagem de ônibus gratuita ficará responsável por tais pagamentos à parte.

Além das regras acima, uma outra importante é: O bilhete é intransferível, ou seja, em hipótese alguma um outro passageiro poderá assumir o lugar daquele que não pode viajar. Essa é uma garantia de que pessoas que não estejam enquadrada nos requisitos do programa ID jovem usufruam dos benefícios.

Se você já é cadastrado no programa, basta se dirigir a empresa de transporte em questão levando consigo algum documento de identificação oficial com foto e apresentar a sua Identidade Jovem, que pode ser impressa ou apresentada na tela do seu Smartphone.

Caso ainda não possua o cadastro será necessário realizá-lo.

Pode ser feito pelo site oficial do programa ou pelo aplicativo disponível para os principais sistemas operacionais.

Quer saber o passo a passo de como realizar o cadastro ID Jovem? Confira AQUI.

E então, esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre as passagens de ônibus gratuitas ID Jovem? Deixe nos comentários, será um prazer responder!

 

Author: medmedson

242 thoughts on “? Passagem de ônibus gratuita ID Jovem

    1. Não consigo fazer o id jovem, estou com meu cadastro atualizado.
      Dos meus filhos.
      Aparece uma mensagem dizendo que está desatualizado.
      Pode me ajudar, por favor!

      1. VOcE TEM QUE IR ATÉ UM ATENDIMENTO DO BOLSA FAMÍLIA E PEDIR PARA FAZER A ATUALIZAÇÃO DO SEU CADASTRO COM TODOS OS SEU DOCUMENTOS PESSOAIS RG CPF comprovante de residência título de eleitor
        E de seus dependentes cadastrados no seu cadastro único
        Após o recadastramento demora 30 dias para liberar novamente

    2. eu fiz o cartão, mas não consigo viajar para o destino que eu quero, moro em Itaberaba na Bahia, acredito que alguns funcionários de algumas empresas estão mentindo sobre ter disponibilidade de passagem. O que eu faço ?

    1. Quantas vezes você conseguir lugar no ônibus… cada ônibus tem duas passagem com gratuidade e duas com 50% de descontos, se você chegar no guichê para comprar a passagem de destino e ainda tiver as duas vagas você pode viajar gratuitamente, pra qualquer estado do Brasil, quantas vezes quiser .. porem não pode comprar mais de uma passagem por dia com o ID JOVEM nem com o mesmo destino.
      é um direito seu , desde que você esteja nos requisitos abaixo
      ter de 15 a 29 anos
      ganhar menos de 2 salários mínimos registrado em carteira
      ter o numero do NIS que você pode solicitar em um crás perto da sua residencia
      e ter o aplicativo do ID JOVEM no seu celular
      Faça bom Proveito

      1. Olá boa noite as empresas de ônibus escolhem os dias e as horas então não consigo comprar minha passagem na data que desejo então o benefício fica muito a mercer das empresas porque eles escolhem sempre a data e ninguém tem disponibilidade nas datas que eles escolhem

          1. Não . Vc tem que chegar com 3 horas da antecedência de algum horário que vc pretende ir e tiver as duas vagas gratuitas ,vc consegue . Se te negarem isso , vc mostra na lei .

          2. Verdade. Na cometa apenas consigo onibus convencionais, que possui apenas 1 horario no dia. E na Util apenas 3 dias na semana

      1. Você não precisa pegar sua passagem em agencias diferentes vc pode pegar ida e volta do destino na mesma agência. Caso alguém do guichê diga que vc não pode vc pede uma uma justificativa formal da recusa por escrito com a data, a hora, o local e o motivo da recusa e leva na antt (rodoviárias da capital ou de cidades maiores costuma ter um posto de atendimento deles). Quase sempre compro ida e volta na mesma empresa só compro em empresas diferentes quando não tem as datas que preciso na mesma empresa.

    1. Olá Karem, o benefício só e válido para viagens interestaduais, ou seja de um estado para outro.

      Att. Cleumar Santos usuário ID jovem

  1. Good post. I learn one thing tougher on totally different blogs everyday. It should all the time be stimulating to learn content material from other writers and practice a little something from their store. I’d want to use some with the content material on my weblog whether or not you don’t mind. Natually I’ll offer you a hyperlink on your internet blog. Thanks for sharing.

    1. Depende da demanda ! Mais so pode solicitar até 3 horas antes da partida da viagem ! Ou seja , se o ônibus for sair às 14:00 e vc pediu a gratuidade as 13:00 o bilhete não será concedido .

      1. Seriooo? Mas eu sempre compro as passagens antecipadamente, até uma semana antes eu já compro, quando eu pago, pq será a primeira q vou tentar pelo id jovem.

    1. O benefício é pessoal, ou seja, apenas a pessoa cadastrada usufrui do benefício. No seu caso, sua filha pagaria passagem (dependendo da empresa, pode haver descontos pela idade dela).

  2. Só posso fazer a solicitação no dia da viajem ou posso fazer virtualmente com semanas de antecedência? E quem determina a volta, a companhia ou o jovem decide?

      1. já troquei a data da viajem e não tive problema nenhum, o importante é fazer isso com antecedência maior possível de acordo com horário máximo estipulado (não me lembro quantas horas máximas de antecedência). Esse processo de troca funciona como uma passagem normal, então todos tem direito de mudar a data. Porém se ultrapassar esse limite de horário, pelo que li, a empresa pode cobrar pra fazer a troca.

  3. Pessoal! Então, como a postagem fala é um programa do Governo Federal!
    Para uso do beneficio é necessário que você vá até o guichê da operadora desejada e efetuar a emissão do cartão de embarque! Ouvi alguém dizendo que você paga a taxa de embarque (Coisa de R$5 ou R$10), e depois é só embarcar! Fui numa rodoviária aqui da minha cidade e o cara disse que naquela empresa não paga nada e eles ainda fazem a emissão da passagem de ida e volta.

    Para uso, faz se necessário que você vá até o guichê com o QRCode impresso e virtual pq tem algumas empresas que pedem virtual e outras que pedem impresso.

      1. Dependendo do Estado pode sim. Moro em Rondônia, e viajo tranquilamente dentro dos municípios do Estado. Então não é válido para todos os estados isso

      1. Mas não é de 15 até 29 eu tenho uma filha de 8 então a gente pode compar as passagens pelo id jovem e não paga nenhuma das duas no mesmo dia ???

  4. A minha mãe com o meu RG e o meu cartão do id jovem consegui comprar a passagem pra mim? Ou só eu que posso ir lá pegar a passagem? Alguém pode me responder por favor?

  5. Olá, fui reservar a minha passagem e a transportadora disse que na volta eu não conseguia o benefício porque só haveria ônibus semileito, e nesse eu não conseguia o benefício e teria que pagar o valor total que é 150,00. Preciso saber se eles estão agindo de má vontade, para poder argumentar contra eles. Obg!

    1. Esse cartão é virtual ou seja VC baixa o APP do id jovem no seu celular e cadastra seu NIS e o cartão vai ser gerado ai no APP com o código QR ai VC imprime

  6. Eu ja consegui viajar cm o beneficio, minha proxima viagem so pode ser comprada na cidade vizinha a minha pq a linha nao passa aqui, sera q se eu ter meus documentos e o codigo um parente ele pode comprar a passagem para mim?

  7. Pessoal…posso trocar a data da passagem ja emitida. Acho q vou precisar cancelar e achar uma outra data…é possível? E não precisa pagar a taxa novamente?

  8. olá! tenho uma enorme dúvida, eu posso comprar a passagem pelo id jovem com quantos dias de antecedência. Soube que com 30 dias já posso comprar, essa informação procede? estou desesperada porque o dia que vou viajar e o local de destino estará bastante procurado, daí queria logo garantir

  9. boa tarde gostaria de saber se posso comprar a passagem com cartão id jovem antes ou somente 3 horas antes de viajar e se da pra comprar pela internet

    1. Você pode (e deve) comprar a passagem com antecedência, essas três horas são o prazo máximo, com até um mês de antecedência vc pode comprar a sua passagem.
      As empresas não são obrigadas a conceder o benefício em vendas on-line, mas vc pode comprar a passagem em qualquer agência da impresa (mesmo que não seja a cidade de embarque ou destino).

  10. Tenho uma dúvida, posso comprar duas passagens no mesmo dia? Iria de curitiba pra São Paulo e depois de São Paulo para Campos dos Goytacazes, no mesmo dia. Pode ou só uma passagem por dia?

    1. Cópia não, a empresa pode tirar um cópia ela mesma (e a empresa que arca com os custos da cópia, isso é assegurado pelo decreto, e caso alguém te peça para mostrar algo no decreto, a empresa deve oferecer uma cópia do mesmo). Eles podem te pedir os docs pra tirar a cópia e também pra preencher o seu bilhete.

  11. ola alguém sabe mim dizer se são todas as empresas de ônibus ou tem algumas que não vende com id jovem mais expecificamente a empresa progresso.

    1. Todas as empresas, em viagens interestaduais convencionais, pelo menos um ônibus por semana deve oferecer a gratuidade, uma empresa que eu uso regularmente oferece duas linhas convencionais no sábado, para oferecer a gratuidade.

    1. É no dia que a empresa oferecer a linha com gratuidade, ela tem que oferecer pelo menos uma linha por semana com gratuidade, e algumas empresas (tipo a que eu uso regularmente) fazem só essa linha mesmo, algumas outras oferecem mais vezes, mas apenas para ônibus convencional.

    1. Pode, eu estou enfrentando problemas com isso, então estou procurando uma base legal para argumentar, mas se a empresa consegue vender a passagem para vc, ela pode (e deve) emitir o seu bilhete, caso não emita ela está te impedindo de usufruir do seu direito (o que torna passível de multa) além de estar de discriminando (o que a torna passível de um processo).

    1. Faltou ler direito a matéria.
      Você deve ir até um crás e fazer o seu Cad Único e informar o assistente social que deseja emitir sua id jovem, dai ele vai agendar uma entrevista com vc e vc tem q levar alguns docs pra comprovação da renda, depois disso ele vai te dar o número do seu NIS e comesse número vc pode emitir sua id pelo site da Caixa ou pelo app pra celular. Depois de feita a entrevista pode demorar até um mês pra você poder emitir sua id jovem, e ela tem validade de seis meses, depois disso vc entra novamente no app e emite uma nova.

      1. Fui hj tirar uma passagem na rodoviária aqui mesmo em Belém PA na empresa marajoara de ônibus uma moça INGRIDE me atendeu com bom gosto mais guando falei que era Id Jovem me tratou mal me disse que não tem e só vai ter talvez, em outubro e é apenas 2 passagem. Depois fui com Ronaldo funcionário da empresa de ônibus ITAPEMIRIM primeiro perguntei se tinha vaga para ir São Paulo ele disse que tinha sim vaga quando falei que era Id Jovem ele me ignorou me deu o papel é disse que só tem para depois de outubro. Fui em outra que não lembro o nome disse que não vende para Id Jovem. Alguém me ajude eu preciso viajar. Me orienta Email. [email protected]
        AGUARDO!

  12. Oi, boa noite. Existe a possibilidade de eu olhar o número de vagas disponíveis de id jovem apenas pelo site da empresa? Pergunto especialmente em relação a 1001.

  13. bom dia , estou na dúvida sou de ubá mg mais vou ir para juiz de fora mg , ai queria comprar a passagem de juiz de fora para outro estado tem como? ou é somente na cidade que foi feito o cadastro?

  14. Bom dia!
    A maioria das empresas de ônibus da rodoviária de Gurupi/TO até hoje colocam grande dificuldade em ceder passagem pelo ID Jovem. Umas alegam que a passagem somente pode ser tirada na hora do embarque(e na hora do embarque a gente chega e eles falam que não tem mais vaga), outras que dizem que a passagem precisa ser tirada com antecedência( a gente chega pra tirar e eles falam que as vagas já estão todos esgotadas). Sei que a lei fala que pode ser tirada com antecedência mínima de até 3 horas. Mais como fazer eles cumprirem a lei pois sequer eles mostram o comprovante que as vagas estão todas preenchidas? Já liguei na ANTT e não resolve nada. A única empresa que se tem facilidade para encontrar essas passagens e quando não tem vaga eles mostram a tela do computador, comprovando realmente que aquelas vagas estão preenchidas, é a empresa RÁPIDO MARAJÓ.

  15. Oi , quero tira uma dúvida meu cartão id jovem ainda não aparece no aplicativo,me falaram com 20 dias dps da atualização é vdd?
    E queria saber tbm se posso compra duas passagem no Msm dia ,de SP pra minas e de minas para Bahia daqui de SP Msm?

  16. tirei meu nis ontem, e hoje fui fazer o cadastro para o id jovem, porém aparece a mensagem “nome informado não confere” o que devo fazer?
    minha mãe ja atualizou nossos dados cadastrais do cad unico. E agora o que faço?

  17. Tenho o cartão id e tenho uma filha de 6 anos ela ta inclusa no meu cadastro unico
    Eu posso levar ela na viagem,sem pagar ou tem que pagar a passagem dela??

  18. Olá boa noite eu gostaria de saber se conseguir a passagem eu posso levar o meu filho de 5 anos e minha filha de 6 meses. Eles não pagam ainda

  19. Bom é fui no guichê falar sobre as passagens com gratuidade na Gontijo eles me disseram que são duas passagem uma ida e uma volta. Muitas resposta dizem que para cada carro posso usufruir de duas vagas . E se não houver as gratuitas posso ter duas com 50% de desconto . Como vi aq diversas respostas dizendo q o benefício é individual então pra que vou adquirir duas passagens.. no caso meu filho é incluso no cadastro ele não pode usufruir de uma cadeira ? Ou melhor o benefício disponibiliza quanta 1 ou 2 vagas ?????

  20. Gostaria de saber se posso repetir destinos. Ex: viajo hoje para goiania e volto para sao paulo. No proximo mes posso refazer esses destinos?

  21. Queira saber, quando for solicita a passagem em quantas horas tevo esta la para viagem depois da compra pelo idjovem . Ao quem saber mim informa?

  22. As companhias de ônibus podem escolher os dias para liberar o ID jovem? Como por exemplo durante a semana tem a linha para o meu destino mas a companhia fala que o Id jovem só pode ser no final de semana

  23. Ola fui em uma agencia e o atendente disse que so viaja com id jovem nas segundas. Pode me esclarecer se é correto ou a empresa deve atender todos os dias.

  24. A onde eu moro não tem ônibus direto pra onde eu quero ir, tenho que pegar o ônibus em uma cidade próxima. Posso comprar a passagem aqui mesmo? ( pq no dinheiro eles vendem eu sempre comprei aqui e peguei la)

  25. Na mimha cidade no interior a gontigo nao emite passagem pelo id jovem,mas na cidade Vizinha sim, eu queria saber se posso levar meu bebe junto? E com quantos dias de antecedencia posso comprar?e se e possivel eu ver esta passagem daqui dd onde moro,mesmo que no guiche nao deem.obg

  26. Duas perguntas:
    1- Então significa que quando consigo fazer o cadastro pela intenet, eu estou apta para adquirir uma passagem?
    2- Para fazer a compra, tem que ser pessoalmente? Ou eu posso fazer a compra com o documento e cartão do ID Jovem pra outra pessoa, no caso meu marido?

  27. No meu caso, irei do MS para o PR para chegar até meu destino preciso pegar 3 ônibus, o id jovem cobre essas 3 ou apenas do MS até a primeira cidade do PR?

  28. Acabei de fazer o meu cadastro único, e a moça q trabalha la, disse q eu ja poderia fazer o ID Jovem e viajar, é verdade? Ja posso fazer minhas viagens ou tem tempo minimo pra começar a usar?

  29. Olá, gostaria de saber se consigo comprar mais de uma passagem no mesmo dia, para datas diferentes? Necessito viajar todas as segundas feiras, sendo assim, é possível que eu compre por ex, duas passagens, uma para cada segunda, no mesmo dia?

  30. olá,
    Gostaria de saber uma coisa. A empresa de ônibus àguia Branca disponibiliza vaga para Id Jovem apenas aos sábados, sendo que me informaram que isto é errado, pois as empresas devem oferecer duas vagas 100% em cada horário. Alguém poderia me dizer se isto está certo ou errado?
    Obrigado!

  31. Posso comprar duas passagens no mesmo dia com destinos diferentes?? Ex.: De São Paulo para Paulo Afonso – BA e de Paulo Afonso – BA para Olho d’Água do Casado – AL

  32. Eu quero retirar uma passagem mas o estado que eu quero ir é bem longe e acho que as empresas só terão ônibus executivos já que a viajem dura muito temp. Isso é um problema bem grande.

  33. A validade da ID é referente a data de emissão da passagem ou da viagem? Preciso comprar a passagem com antecedência (porque esgota muito rápido), porém minha id vence alguns dias antes da data de embarque. Não consigo validar a id pois ainda não venceu. A atendeu se recusou a vender, alegando que no dia da viagem a id já estará vencida. Como posso proceder ?

  34. O cartão está no meu nome e meu marido está incluído no cadastro eu tenho 20 e meu marido 21 quero comprar duas passagens uma pra mim e outra pra ele para o mesmo dia tem como ?

  35. O bolsa família está no nome da minha mãe, mas estou incluso no bolsa família, será que eu consigo compra a passagem? Ou o benefício é só para minha mãe?

  36. E a meia passagem pode ser paga com cartão de crédito em qualquer Estado?
    Tenho ID jovem viajei de outro estado pagando meia passagem pelo cartão de crédito e no estado que eu estou eles disseram que não vendem no cartão.

  37. Eu fui em empresa de ônibus lá só disponibiliza as de quartas. Então fui fazer uma reclamação na ANTT.
    A resposta da ANTT.

    Sobre como adquirir passagem pelo id jovem na empresa Real expresso/rápido federal. Lá só disponibiliza passagens para quartas-feiras e regras não são para um só no dia da semana.

    Conforme a Resolução nº 5.063/2016 que regula o beneficio ID jovem, informa que a empresa deve fornecer o beneficio em todas as linhas no qual o veículo utilizado seja de categoria Convencional.
    De acordo com a Resolução 4770/2015 dispoe que a empresa é obrigada a fornecer as linhas com o serviço convencional no minimo uma vez por semana, ficando a criterio da mesma os dias e horarios para fornecimento desse tipo de linha.
    Assim, a empresa fornecendo o minimo não cabe reclamações

  38. Arrg que raiva fiz tudo certo tá tudo ok aí chego na rodoviária falaram q tenho q ligar pra tal de uma central e num sei uq lá mas …cadê os direitos dos brasileiros fui lá duas vezes e e longe p c****** tô MT revoltada que​ vergonha desse país

  39. Falaram na agência que o ID Jovem e somente para ônibus convencional e não para ônibus executivo, e ainda em apenas dois dias da semana, isso procede.

  40. Preciso comprar 2 passagens para chegar ao meu destino, eu posso comprar as duas na mesma hora?
    Vou de Espírito Santo a Florianópolis
    És até são Paulo. São Paulo a floripa….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *