Sem categoria

Como fazer a carteira do idoso

Você já ouviu falar na carteira do idoso? É um benefício criado pelo Governo Federal para amparar mais um grupo vulnerável da sociedade. Para se ter direito é necessário cumprir alguns requisitos especificados pelo programa, dessa forma, você poderá desfrutar de todos os benefícios que ele oferece sem nenhum tipo de transtorno ou complicação. Então, quer saber como fazer a carteira do idoso? Está no lugar certo!

Aqui reunimos diversas informações importantes para você fazer o seu cadastro de forma simples, além de esclarecer diversas dúvidas comuns entre os interessados no programa.

Portanto se você quer conhecer tudo sobre esse programa que beneficia milhares de pessoas e ainda aprender de forma simples e prática como fazer a carteira do idoso, continue a leitura. Ao final do artigo todas as suas dúvidas estarão devidamente esclarecidas.

Você pode gostar de ler também:

Como funciona o cartão do Idoso?

Antes de saber como fazer a carteira do idoso, é importante conhecer e entender o funcionamento do programa.

Assim como a ID Jovem, o benefício está relacionado a gratuidade ou descontos mínimos de 50% em viagens interestaduais.

“Isso significa garantir às pessoas idosas de baixa renda uma série de direitos que vão muito além do direito básico de ir e vir. Por exemplo, ela pode ter a oportunidade de conviver com pessoas da família que vivem distante ou de fazer um tratamento de saúde que seja necessário em outra cidade ou estado”, destaca a Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), Maria do Carmo Brant.

Esse documento é fornecido somente para idosos com mais de 60 anos que não possuem meios de comprovação de renda e que recebam até dois salários mínimos.

como fazer a carteira do idoso

Então, fique atento! Se você possui meios de comprovar renda, o seu benefício não será aprovado.

Pode-se comprovar renda das seguintes maneiras:

  • Contracheque de pagamento;
  • Carnê de contribuição para a Previdência;
  • Extrato de pagamento de benefício ou declaração do INSS;
  • Carteira de Trabalho com anotações atualizadas.

E então, você se encaixa nessas especificações? Muito bem! Veja agora como fazer a carteira do idoso de forma prática, num passo a passo que preparamos especialmente para você.

Vamos lá?

Como fazer a carteira do idoso

É muito simples! Para saber como fazer a carteira do idoso, siga o passo a passo abaixo:

  1. Caso você ainda não esteja inscrito no Cadastro Único para programas Sociais do Governo Federal, você terá que fazê-lo. Para isso, procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de seu município. Caso, no seu município o cadastro não seja feito pelo CRAS você será encaminhado para o setor responsável. Depois de feito o cadastro você pode solicitar no CRAS mesmo a carteira do idoso;
  2. Caso já esteja inscrito, basta ir até o CRAS e solicitar a sua carteira do idoso, que será disponibilizada após 90 (noventa) dias da solicitação;
  3. Enquanto a Carteira do Idoso não é emitida, o setor poderá fornecer uma Declaração Provisória com prazo de validade de até 180 (cento e oitenta) dias.

Observação: é necessário levar consigo alguns documentos, confira:

  • Documento de Identidade – são válidas: Carteira de Identidade, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho;
  • Comprovante de Endereço – são válidas: contas de gás, de água e de energia elétrica;
  • 01 foto 3×4;
  • CPF.

Caso desejar solicitar o acesso ao estacionamento prioritário é necessário levar também o Licenciamento do veículo (CRVL).

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como fazer a carteira do idoso? Deixe nos comentários.

Rate this post

Leave a Comment






Widge