Sem categoria

Denunciar empresas de ônibus ao Id Jovem

Um das vantagens que a Identidade Jovem garante para os seus beneficiários é a oportunidade de realizar viagens de forma gratuita. Porém, algumas pessoas relatam certos transtornos para que esse direito seja de fato validado. Um desses problemas, que acontece com certa recorrência, é a negação das vagas gratuitas por parte das empresas de transporte ou mesmo um mal atendimento. Diante disso, muitas pessoas querem saber como denunciar empresas de ônibus ao Id Jovem.

Pensando em ajudar pessoas como você, que teve algum tipo de problema relacionado ao ID Jovem, preparamos esse artigo. Aqui reunimos as principais informações para que você possa ser amparado da melhor forma possível e evitar possível transtornos. Além disso, vamos esclarecer também algumas outras dúvidas comuns entre as pessoas.

Portanto, se você quer saber como denunciar empresas de ônibus ao Id Jovem e muito mais, continue a leitura.

Você pode gostar de ler também:

Como viajar de graça pela Id Jovem?

Antes de saber como denunciar empresas de ônibus ao Id Jovem, é importante entender como funciona essa esfera do programa e quem tem direito. Dessa forma, você pode evitar complicações e aproveitar seu benefício amparado por lei.

O programa ID Jovem, assegura diversos direitos para todos aqueles que se encaixam nos requisitos estabelecidos pelo Governo Federal. Lembrando que, a Identidade Jovem é um programa social, portanto, é destinado para jovens brasileiros de baixa renda.

Dentre os benefícios estão: meia entrada em todo evento de caráter artístico-cultural e esportivos e também, gratuidade ou descontos em viagens interestaduais.

Viajar de graça com a ID Jovem é muito simples! Mas Vamos entender primeiro como funciona.

São reservadas por viagem, duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço convencional de transporte interestadual de passageiros

Quando essas vagas são preenchidas, são disponibilizadas mais duas, no mesmo veículo, com no mínimo 50% de desconto.

Para conseguir uma dessas vagas é necessário agendar, para isso, se dirija até o guichê da empresa em questão, levando consigo um documento de identificação com foto e a documento da Id Jovem e solicitar a sua passagem.

Denunciar empresas de ônibus ao Id Jovem

Para evitar transtornos, recomendamos que agende a sua passagem com muita antecedência, dessa forma diminui a probabilidade das vagas já estarem ocupadas.

Agora que você já entende como funciona a parte do programa que garante as viagens gratuitas, confira se você tem direito e logo depois saiba como denunciar empresas de ônibus ao Id Jovem.

Vamos lá?

Quem tem direito ao Id Jovem?

Agora, antes de saber como denunciar empresas de ônibus ao Id Jovem, é importante saber se você se encaixa nas especificações do programa.

Confira abaixo:

  • Ter entre 15 e 29 anos
    • O benefício vale também para não estudantes.
  • Estar inscrito no Cadastro Único do Governo Federal
    • Para incluir ou atualizar seus dados, procure o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS ou o setor responsável pelo Cadastro Único da sua cidade.
  • Estar com o Cadastro atualizado
    • Possuir cadastro atualizado no Cadastro Único há pelo menos 24 meses.
  • Ter renda familiar de até dois salários mínimos
    • A renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
  • Saber o NIS
    • Você precisa ter em mãos o Número de Identificação Social. Não sabe o seu? Consulte seu Cartão Cidadão, no extrato do FGTS ou na sua Carteira de Trabalho.

E então, tudo certo? Veja agora como denunciar empresa de ônibus ao Id Jovem.

Denunciar empresas de ônibus ao Id Jovem

Caso o benefício da disponibilidade de passagens gratuitas e/ou com desconto seja negado pela empresa você deverá solicitar uma justificativa formal da recusa por escrito – É importante que no documento conste a data, a hora, o local e o motivo da recusa.​

Toda e qualquer irregularidade nos serviços podem ser comunicadas à Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT.  O Telefone da agência é: 166, e-mail [email protected]

Ou se preferir entre no site: www.antt.gov.br e clique na aba “Fale conosco”.

Também é possível levar a reclamação nos postos da ANTT disponíveis nos principais terminais rodoviários do país.

Esse artigo foi útil? Compartilhe com os seus amigos.

Ficou com dúvidas sobre como denunciar empresas de ônibus ao Id Jovem? Deixe nos comentários.

Rate this post

Leave a Comment






Widge